Experiência com micro-organismos

Texto por Shirley Gomes

As bactérias são micro-organismos unicelulares, podendo viver isoladamente ou construir agrupamentos coloniais de diversos formatos. Elas estão em diversos ambientes e até mesmo em nossos objetos de uso diário. Daí a importância de fazermos uso dos mais complexos hábitos de higiene diariamente, para nos livrarmos desses seres microscópicos.

Com a finalidade entender, conscientizar e comprovar a existência dos micro-organismos em todos os espaços, as turmas dos 4°s anos construíram um observatório de bactérias. Foram retiradas bactérias dos sapatos, da boca e até mesmo de um smartphone de algumas crianças e das professoras. Os meios de cultura ficaram fechados num lugar escuro e depois de alguns dias observamos como ficaram.

Uma prática que envolve atenção, concentração, observação e ainda estimula a capacidade de pensar das crianças. A experiência foi uma aprendizagem garantida! Quando a criança é inserida numa situação prática, ela tem facilidade de desenvolver conceitos científicos de forma mais eficiente, pois a estratégia utilizada permite um avanço na aprendizagem, já que as aulas práticas podem funcionar como um poderoso catalisador no processo de aquisição de novos conhecimentos, desenvolvendo o lado investigador, observador e pesquisador das crianças. Veja fotos desse momento: