Conheça a campanha Compartilhe Consciente

O compartilhamento de informações, fotos e vídeos faz parte de uma nova era: o jornalismo colaborativo. Pessoas, agora, trocam informações de qualquer lugar do mundo e a qualquer hora. E isso seria ótimo, se não fosse a quantidade de informações inverídicas e fotos montagem que são compartilhadas nesse meio.

001
 

Pensando nisso, a Escola Espaço Educar lançou a campanha ‘Compartilhe Consciente’, que tem como objetivo propor reflexões sobre as consequências que pessoas ou instituições podem sofrer a partir de um clique/compartilhamento inconsequente.

Colocar-se no lugar do outro é fundamental para evitar esse compartilhamento de informações inverídicas e duvidosas. Ouvir os envolvidos no caso antes de divulgar essas correntes também é importante. E se fosse com você, com seu filho, seu irmão ou alguém que você ama?

 

005
 

“A ideia surgiu a partir da observação da quantidade de compartilhamentos irresponsáveis e informações distorcidas nas redes sociais. Somos pais, mães, educadores, profissionais e formadores de opinião. Estamos educando uma geração que aprende, principalmente, com os nossos exemplos e não só com os nossos discursos”, disse a diretora administrativa, Silvia Melo.

É importante e urgente conversar com os filhos sobre o assunto, orientando para que não compartilhem mentiras, calúnias, chacotas, conteúdo maldoso, com duplo sentido, pejorativo, preconceituoso, racista ou discriminatório. Uma publicação falsa ou ofensiva, que possa atingir terceiros ou ferir a honra de alguém, pode ser enquadrada nos crimes contra a honra (injúria, calúnia e difamação). Deve-se lembrar de que, apesar da internet ser um veículo livre, há regras e leis que orientam o seu uso e há penas a serem aplicadas para aqueles que as descumprem.

Compartilhe essa ideia você também! Use a hashtag #compartilheconsciente