Aula de campo: União dos Palmares

Durante o primeiro trimestre, os alunos dos 4ºs anos estudaram sobre a sociedade açucareira e a escravidão no Brasil. Em sala de aula, debateram sobre questões sociais, políticas e econômicas que marcaram este importante período da história, buscando compreender marcas advindas desta época que explicam a nossa história nos dias atuais.

Ao final do projeto e com o objetivo de complementar os estudos realizados na sala, os alunos tiveram uma aula de campo em União dos Palmares, que foi dividia em três momentos: uma parada na Usina Serra Grande, uma visita na Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo e no povoado quilombola “Muquém”, onde tiveram a oportunidade de ver de perto um dos principais atrativos turísticos da região.

A comunidade é composta por remanescentes do Quilombo dos Palmares e reconhecida por seu artesanato em cerâmica rústico, onde se fabrica panelas, potes e outros objetos de barro que remetem ao período escravocrata.

Confira algumas fotos: