Usando o aplicativo HandTalk

A partir do projeto de ciências, “No mundo das sensações”, as turmas dos 2°s anos puderam conhecer de forma expressiva a Língua Brasileira de Sinais. Através dos estudos referentes ao sentido da audição, as crianças compreenderam o contexto histórico da inclusão dos surdos, ao longo do tempo, em nossa sociedade.

Para o momento, a intérprete de libras, Roberta Rafaele, proporcionou um bate-papo descontraído, no qual trouxe reflexões acerca do verdadeiro significado do termo surdo, esclareceu os questionamentos realizados pelos grupos em sala de aula, bem como ensinou às crianças saudações e expressões em libras.

“Foi um verdadeiro momento de aprendizado e encantamento, no qual a Escola Espaço Educar, mais uma vez, mostrou-se como um ambiente privilegiado e capaz de discutir, espontaneamente, assuntos relacionados à inclusão. Sem dúvida, foi um momento ímpar, que uniu conteúdos pedagógicos e ferramentas tecnológicas, fomentando uma postura esclarecedora aos nossos alunos”, disse a professora Luysla Grigório.

Como ferramenta de aprendizagem, as crianças conheceram, ainda, o aplicativo HandTalk, um tradutor mobile para smartphones e tablets, que converte, em tempo real, conteúdos em português para Libras, seja ele digitado, falado ou até fotografado. A empresa é comandada por um simpático intérprete virtual, o Hugo, personagem 3D que torna a comunicação interativa e de fácil compreensão.

De acordo com dados do CENSO 2010 do IBGE, o Brasil possui quase 10 milhões de pessoas com algum tipo de problema auditivo, entre elas, há uma grande parcela que não compreende o português e depende exclusivamente da Libras para se comunicar.

Na aula, as crianças usaram a imaginação e pesquisaram como é expressões como “Eu te amo”, “Você é um grande amigo” e “youtube” na linguagem dos sinais.

Conheça mais sobre o aplicativo aqui

Contribuiu com o texto: Luysla Grigório