Cuidado com o consumo de sal

O sódio é um mineral encontrado no sal de cozinha (cloreto de sódio) e em grande parte dos alimentos. Uma parcela desse sódio está presente naturalmente nos alimentos, porém a maior parte dele é adicionada, por consumidores, produtores e manipuladores de alimentos, durante o consumo.

O sódio é um nutriente essencial para nosso organismo. Entretanto, seu consumo excessivo está associado ao desenvolvimento da hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e renais, que estão entre as primeiras causas de internações e óbitos no Brasil e no mundo. A Organização Mundial da Saúde recomenda um consumo máximo de 2000mg (2g) de sódio por pessoa ao dia, o que equivale a 5g de sal (lembrando que 40% do sal é composto de sódio).

Como reduzir o consumo de sal:

1. Evite a utilização de temperos prontos e caldos concentrados, eles são ricos em sódio, glutamato monossódico entre outros;

2. Utilize ervas desidratadas e temperos naturais para temperar os alimentos;

3. Evite também o uso de embutidos;

4. Não utilize saleiro à mesa;

5. Não acrescente sal no alimento depois de pronto

VOCÊ SABIA?
As papilas gustativas presentes na nossa boca, que identificam o gosto salgado, demoram cerca de 3 meses para se adaptar a uma dieta reduzida em sal. Por isso, é questão de tempo o costume a uma dieta mais saudável e pobre em sódio. Pense nisso!