Aula de campo: Maceió antigamente

Quantos anos Maceió tem? Como ela nasceu? Qual é a origem de seu nome? Ela sempre foi assim, cheia de prédios, carros pela rua, “shopping” e lojas? Há cinquenta anos, já existiam todos os bairros que hoje conhecemos? Para encontrar as respostas para estas perguntas, os alunos dos 2º anos estão fazendo um estudo sobre a nossa cidade, no qual irá fazer com que a criança conheça um pouco mais sobre a história de Maceió, recuperando relatos de como eram os hábitos, ruas e praças, paisagens, o uso dos bondes, como eram as festas de carnaval e tantas outras curiosidades. Durante as aulas, será feito um resgate de parte dessas histórias através da leitura de textos, de pesquisas e visitas a lugares históricos, observação de fotos e entrevistas com pessoas que conheceram a cidade há muitos anos, como seus pais e avós, e viram as mudanças ao longo do tempo.

Na primeira aula de campo do projeto, eles visitaram o Museu da Imagem e Som de Alagoas (MISA), situado no Jaraguá, um dois bairros mais antigos e importantes da cidade. Lá, eles puderam ver uma apresentação no auditório com fotos antigas da cidade e explicações sobre elas. Depois, seguiram para a Catedral Metropolitana de Maceió, considerada o Marco Zero de Maceió. No local, puderam observar tradições antigas da igreja, como a de colocar lápides de pessoas do clero nas igrejas; as restaurações de antigas pinturas feitas nas paredes e o cálice que São João Paulo II usou na missa que celebrou no Papódromo.

Próximo a Catedral, os alunos visitaram o Mirante São Gonçalo, com vista da parte baixa de Maceió. Por último, eles visitaram o Memorial à República, no qual puderam identificar as fotos de todos os presidentes do Brasil desde Deodoro da Fonseca.

Confira as fotos abaixo: