Despertando para o mundo encantado da leitura

A leitura abre portas para o conhecimento e para o imaginário e quanto mais cedo for esta prática, melhor. É por isso que trabalhamos a temática “leitura na infância” desde o Minimaternal, pois entendemos que ler é parte fundamental do aprendizado, promovendo prazer e crescimento pessoal para crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

Desde o início das nossas atividades realizamos ações de incentivo à leitura e, em fevereiro de 2014, implementamos o Programa Leitura Viva Espaço Educar, com o objetivo de integrar diversas ações de mediação e incentivo à leitura de livros literários para infância e juventude, beneficiando um público de crianças com idades entre 1 ano e 6 meses a 10 anos.

E vem dando certo. Circulando pela escola não é difícil se deparar com momentos de rodas de leitura, teatrinhos e contações de histórias. Ao todo são 13 ações que são desenvolvidas com o mesmo objetivo: incentivar, nos alunos, o prazer de ler.

Dia de quinta-feira, por exemplo, já é de praxe, é dia de brincar de ler: as crianças trazem livros que gostariam de compartilhar com os amigos durante o recreio. São momentos de leitura espontânea, que contam com a intervenção das professoras para mediar as contações e conversas, oportunizando, assim, as descobertas de novos títulos e autores.

Outra ação do Programa é o Encontro com autores, onde recebemos autores convidados e promovemos momentos de conversa e troca de experiências sobre livros e leitura.

Pequenos contadores, grandes histórias é outra ação do Programa onde os alunos do Ensino Fundamental se inscrevem para participar de contações nas salas da Educação Infantil, permitindo a troca de experiências entre crianças de diferentes idades.

Sucesso durante a Semana da Criança, em 2015, a ação Pais Contadores foi incluída no Programa Leitura Viva. Na ocasião, alguns pais voluntários se inscreveram na biblioteca para contar histórias na turma dos seus filhos.

“A ação tem grande importância na formação dos nossos leitores. A participação das famílias nesse processo é fundamental, tornando todos os momentos essenciais, desde a escolha dos títulos ate o momento das contações em sala. Uma ótima oportunidade de realizar vivências entre pais e filhos no ambiente da biblioteca, na seleção e leitura de boas histórias”, disse a mediadora de leitura Suely Martins.

O papel da família

Os pais têm papel fundamental ao estimular, nas crianças, o gosto pela leitura, mostrar para a criança que o hábito de ler é uma atividade prazerosa, e não apenas uma obrigação, algo que deve ser feito porque foi pedido na escola, por exemplo.

O desenvolvimento de hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora.

“A leitura melhora o aprendizado dos estudantes, pois estimula o bom funcionamento da memória, aprimora a capacidade interpretativa, pois mantém o raciocínio ativo, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre diversos assuntos”, disse a diretora pedagógica, Conceição França.

A criança geralmente é um espelho dos pais, por isso é importante que o exemplo venha deles. Se você tem filhos, leia para eles desde pequenos, e mostre como a leitura pode ser um hábito divertido. Os resultados virão lá na frente, com bons desempenhos escolares e adultos muito mais seguros e bem preparados.