Expoarte – culminância dos projetos

Quem circulou pela escola esses dias pode conferir a ‘Expoarte’, exposição com as obras produzidas pelos alunos a partir do conteúdo estudado nas aulas de Arte, com as professoras Maria Mendonça e Tácia Albuquerque. Durante a construção das obras, as crianças puderam unir conhecimento com diversão resultando em muita risada, tinta no rosto e várias descobertas.

Projeto Primórdios das Artes (1° ano): pintura rupestre coletiva e modelagem em argila. Os alunos puderam perceber a importância de conhecer a nossa história e entender como o passado influenciou para chegarmos nos de hoje. Estudaram ainda sobre a pré-história com os artefatos e pinturas nas cavernas e aprenderam sobre a arte na antiguidade com a cerâmica, arte greco-romana, os vitrais da Idade Média e o Renascimento com Leonardo da Vinci.

Projeto Artes no Mundo (2° ano): tela “Minha Família é”. Com o objetivo de conhecer e compreender a diversidade cultural que compõe a sociedade em que vivemos, as crianças conheceram diversos artistas e obras que simbolizam as famílias de diferentes etnias, culturas e meios socais, para que pudessem aprender a importância de viver em um meio coletivo, além de aprimorar técnicas de desenho, pintura, colagem, dobraduras, assemblagem e modelagem.

Projeto Alagoas, Terra do Meu Coração (3° ano): painéis coletivos e tela paisagem alagoana. Os alunos conheceram sobre os principais artesanatos alagoanos, alguns artistas e manifestações folclóricas, para que assim pudessem valorizar a cultura e toda história do nosso Estado;

Projeto Raízes Artísticas (4° ano): autorretrato figurativo. Com o objetivo de mostrar aos alunos vários aspectos que influenciaram a nossa formação cultural e também algumas obras que fazem parte do estilo barroco, rococó e étnico.

Projeto Brasil Mosaico Cultural (5° ano): assinatura em estilo de arte urbana nas telas. Para que os estudantes pudessem conhecer e compreender a diversidade cultural que compõe o nosso país, foram exploradas algumas manifestações artísticas de cada região, reconhecendo sua contribuição para o meio social e cultural.