Projeto: Brasil: descoberto ou conquistado?

Texto: Luysla Grigório (professora 3º ano)

Você já escreveu em um diário? Sabe o que é um diário de bordo? Sabe que através desse tipo de registro pessoas de diferentes continentes comunicavam-se de forma eficiente?  Já imaginou viajar por mares antes nunca navegados? Conhecer navegadores destemidos e prontos para lançaram-se ao mar? Todas essas respostas e novos conhecimentos serão compartilhados na nossa produção “Aventura do descobrimento”.

Durante esse trimestre fizemos uma longa e maravilhosa viagem por esses mares, que segundo os navegadores europeus era um mar tenebroso e recheado de mistérios. A partir do Projeto “Brasil: descoberto ou conquistado?” visitamos as Índias, conhecemos o Samorim de Calecute e entendemos um pouco da riquíssima história do nosso Brasil. Podemos dizer que foi uma viagem incrível e registramos tudo sobre essa viagem em nosso diário de bordo. Isso mesmo, em nosso diário de bordo! Nossos aprendizes embarcaram junto com os grandes navegadores, relataram e registraram toda essa viagem.

Em todos os momentos tivemos a oportunidade de registrar o que ocorreu em nossas viagens marítimas; isso mesmo, “nossas”, porque durante nossos estudos e nossas descobertas, viajamos juntos com os navegadores europeus. Eles, em busca de especiarias e novas terras e nós, em busca de conhecimentos e novas aprendizagens e (re)descobertas.

No diário de bordo, há os registros mais importantes que pudemos vivenciar no decorrer dos estudos realizados no projeto.   Esses registros foram ricos em detalhes e precisos nas informações, indicando os fatos, passos, descobertas, indagações, investigações e resultados. Como o próprio nome diz, este é um diário que foi preenchido ao longo de todo o trabalho, trazendo as mais ricas anotações durante as grandes navegações.

Vamos lá embarcar nessa surpreendente viagem?! Todos a bordo?! Embarque você também em busca de novas aventuras rumo ao saber! Clique no link para conferir o Diário de Bordo!