Conheça sua plantinha Ipê

De tronco levemente tortuoso, com copa arredondada, ramos grossos e irregulares, o ipê é a árvore brasileira mais conhecida e cultivada, podendo atingir até 30 metros de altura, é sem dúvida uma das nossas mais belas riquezas naturais. O reconhecimento do ipê não vem somente pela exuberância de sua beleza e pela grossura de sua casca, característica que deu origem ao nome – em tupi, ipê significa árvore cascuda; mas também por suas propriedades medicinais. As regiões tropicais são o principal ambiente para o cultivo.

Infelizmente, o Ipê é considerado vulnerável quanto à ameaça de extinção. Um meio de preservar a espécie tem sido o aproveitamento de seu plantio em praças e em outros lugares públicos, além de preencher margens de ruas e estradas. Com boa tolerância à poluição urbana, a árvore proporciona um bonito efeito decorativo nas cidades.

Você sabia? O Ipê Amarelo, também conhecido como Craibeira, Pau-d’arco e Paratudo* foi instituída árvore símbolo do estado de Alagoas em 29 de abril de 1985, pelo decreto estadual nº 6239. *O nome “paratudo” vem do costume cultural indígena de utilizar a espécie como recurso medicinal, para “praticamente tudo”.

 

Mais Informações:

SEMPMA – Secretaria do meio Ambiente – Telefone: 3315-4735

Parque Municipal – Telefone: 9 8801-3651

Rua Marquês de Abrantes, s/n – Bebedouro, Maceió, Alagoas 57018-655, Brasil