Aula de campo: vistando museus de Maceió

No projeto Inventos e Inventores os alunos dos 1ºs anos conhecem a história de algumas invenções importantes no dia a dia do homem, relacionam o modo de vida no passado e nos dias atuais e a relação do meio em que vivem, discutem aspectos positivos e negativos das invenções e refletem sobre o que motiva o homem a pensar nessas invenções.

Para explorar o conteúdo abordado durante o projeto, os alunos visitaram o Museu do Comércio de Alagoas e o Museu de Tecnologia do Século XX (localizado na Associação Comercial); e o Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA).

Museu do Comércio de Alagoas e Museu de Tecnologia do Século XX

O edifício tem um estilo neoclássico e foi construído entre 1923 e 1928. Seu acervo mostra toda a evolução da tecnologia durante todo século XX. Os alunos conheceram itens de informática do século passado, especificamente, computadores, telefones,  máquinas fotográficas e telefones da década de 1970.

Museu da Imagem e do Som de Alagoas

O museu abriga patrimônios relativos à produção da imagem e do som, realizadas em Alagoas. As crianças puderam observar as fotografias antigas de Maceió e de Alagoas, DVDs, discos de Vinil, fitas K7, fitas VHS, equipamentos de Áudio e Vídeo, conhecer o acervo do radialista Edécio Lopes e fitas de áudio e vídeo cassete pertencentes ao jornalista e radialista Freitas Neto.