Mostra Científica Interdisciplinar

Com o tema Educação Financeira: Investindo na Formação Integral do Cidadão, a Mostra Científica Interdisciplinar abordou diversos temas e subtemas envolvendo as diversas áreas do conhecimento. O principal objetivo do projeto é introduzir as crianças no universo da iniciação científica, levando-os a observar, registrar e comprovar hipóteses, sem simplificar nem infantilizar a linguagem, respeitando as especificidades de cada faixa etária.

Desenvolver  pesquisas utilizando referência bibliográfica orientada, analisar gráficos e tabelas para comprovar suas hipóteses iniciais, receber especialistas abordando diversos assuntos e realizar entrevistas, foram etapas fundamentais no aprofundamento dos seus conhecimentos.

Todas as turmas comunicaram seus resultados em pôster, realizando uma exposição sintética de todas as etapas da pesquisa científica.

As turmas dos 4ºs anos abordaram o tema Empreendedorismo. Além da apresentação dos resultados os alunos montaram uma exposição de materiais produzidos por eles, disponíveis para encomendas. Muitas das ideias empreendedoras nasceram durante a execução do projeto.

Giovana Patrícia, mãe da aluna Giullia Anderlini, 4° ano “B”, disse que esse trabalho proporcionou uma visão ampla de como funciona uma empresa, além de despertar a criatividade nas crianças.  Giovana fala ainda que a filha passou a observar o atendimento nos lugares que frequenta, avaliando a qualidade do serviço. “Eu aprendi que ser empreendedor não é apenas lucrar, é pensar, também, na satisfação do cliente, oferecer um produto e atendimento de qualidade, com um preço justo”, disse Giulia.

Já os 5ºs anos realizaram registros individuais e coletivos das observações e descobertas em cadernos de investigação. “Ficamos admirados com o resultado da Mostra. A princípio, as crianças ficaram apreensivas com a responsabilidade de realizar uma investigação tão ampla, mas a conclusão do trabalho surpreendeu a todos: alunos, professores e pais. Sim! Eles deram conta e o maior objetivo foi alcançado: Investimos na formação integral das crianças”, relatou a professora Emanuelle Alinny.