Projeto de Arte: Infâncias

Na primeira aula de Arte do projeto Infâncias, a professora Tácia cantou para os alunos dos 1ºs anos uma música que narra a história de um camaleão e suas cores. A canção abrange a diversidade e a importância de que toda criança tenha sua própria vontade e opinião. No final da aula, os alunos produziram uma varinha colorida com várias fitas de papel crepom inspiradas na história que ouviram.

Nesse último trimestre, as aulas de Arte explorarão a diversidade de técnicas e expressões artísticas na pintura ao retratarem temas da infância: tempo de brincar e sonhar, momentos de diversões, mundo das brincadeiras, fazendo com que os alunos tenham a percepção do modo de vida em cada época, bem como diferentes brinquedos e brincadeiras existentes. Dessa forma, as crianças terão momentos de leitura das imagens- para que possam fazer uma interpretação visual e explicar a sensação que a obra transmite para ela- contextualização e produção artística a partir das obras consagradas de artistas internacionais e nacionais.

Durante as próximas aulas os alunos conhecerão as principais características da vida e das obras dos artistas: Pablo Picasso, Édouard Manet, Edgar Hilaire Germain Degas, Diego Rodríguez de Silva y Velásquez e Cândido Portinari. A ideia é atrelar a infância desses artistas e o olhar sobre ela em suas obras, já que todos retrataram a sua infância.  Veja algumas fotos da aula: