Educadores participam de aula inaugural do Centro de Formação Educar

No último sábado (14), aconteceu o primeiro encontro do curso semipresencial “O uso de materiais manipulativos no ensino da matemática”. Voltado para profissionais e estudantes de pedagogia e professores polivalentes do 1º ao 5º ano, o curso propõe uma investigação teórica e uma observação prática sobre a importância do uso do material dourado, ábaco e outros materiais na aprendizagem da Matemática.

No primeiro momento, os alunos conheceram a plataforma online, onde estão disponíveis todos os materiais digitais do curso (textos, atividades, vídeos explicativos, fóruns de debate). No segundo momento, a professora formadora, Alinny Pontes, explanou sobre a realidade atual da sala de aula, na qual o foco da aprendizagem é a habilidade conceitual do aluno (fazer o aluno pensar).

“É importante o professor compreender que através do material manipulativo a criança faz o levantamento de hipótese, aplica suas ideias e conhecimentos prévios. No final do processo de aprendizagem o aluno se torna autor do seu conhecimento”, explicou Alinny Pontes.

Em seguida, os participantes tiveram contato com alguns materiais manipulativos e conheceram alguns aplicativos educativos que são usados em sala de aula, como o ‘Child Math’ e o Kahoot.

Dividido em 4 módulos, o curso abordará as temáticas: “Fundamentação Didática em Matemática”, “O valor do material concreto durante as aulas de Matemática”, “Material Dourado na prática” e “O Ábaco na compreensão do sistema de numeração decimal”.

Para a diretora pedagógica da escola Espaço Educar, Conceição Azevedo, o Centro de Formação surgiu da necessidade de investir na capacitação e especialização dos educadores que atuam no mercado.

“Nossa escola sempre valorizou a formação continuada e mantem grande empenho e investimentos neste processo. Acreditamos que estabelecer parceria com outros professores e outras escolas pode favorecer a troca de experiências e isso enriquece o trabalho de todos. Os alunos merecem professores cada vez mais capacitados e estimulados a aprender; só assim conseguimos manter a excelência no serviço que prestamos”, disse Conceição.

Centro de Formação Educar

O Centro de Formação Educar tem como objetivo favorecer o acesso de educadores a cursos relacionados à educação, na modalidade semipresencial, utilizando a plataforma digital (AVA), possibilitando a utilização de recursos multimídias e digitais. Além de servir como espaço de formação continuada para colaboradores da instituição, os cursos serão abertos à comunidade (pais, educadores, professores, gestores, alunos de pedagogia, entre outros).

Em 2017, a equipe pedagógica da escola Espaço Educar participou do curso “Conversando sobre a Nova Base Curricular Comum” que oportunizou reflexões sobre os conteúdos, os eixos estruturantes e áreas de conhecimentos que estão presentes na BNCC, além de aprimorar os conceitos de competência e habilidades.

A expectativa é ofertar mais cursos na área da educação, ainda este ano. Saiba mais em www.escolaespacoeducar.com.br/cfeducar/.