Dia do Abraço

Para celebrar o dia do abraço (22 de Maio), as psicólogas Roberta Amêndola e Adriana Pitta, com colaboração das professoras, promoveram a ação ‘Abraços grátis’, onde alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental trocaram abraços com colegas de outras salas, funcionários e com alguns pais que circularam na escola.

Para a psicóloga Adriana Pitta, estimular as crianças a vivenciarem experiências afetivas faz parte da educação emocional, algo que traz uma grande contribuição para o cultivo da paz no mundo.

“É muito importante ensinarmos às crianças, desde cedo,  que o afeto é uma enorme fonte de saúde física, mental e espiritual. Ao promovermos uma ação como essa, oportunizamos que os alunos sintam os benefícios que o afeto, através do abraço, traz para nosso sistema biopsicossocial (fatores biológicos, psicológicos e sociais)”.

Estudos comprovam que o abraço traz diversos benefícios, como o fortalecimento do sistema imunológico. Durante o abraço, os hormônios responsáveis por combater infecções no organismo são liberados, deixando o corpo mais resistente às doenças.

Um hormônio especial, chamado ocitocina, mais conhecido como hormônio do amor, também é amplamente liberado durante o abraço, proporcionando uma sensação de prazer e bem estar físico e emocional, assim como uma forte sensação de segurança.  A ocitocina também está intimamente ligada ao parto e à amamentação e tem um papel fundamental na ligação entre mãe e bebê.

O melhor do abraço é que ele é de graça, um remédio natural e sem contra indicações! E você, já abraçou alguém hoje?