Alunos do Espaço Educar apresentam trabalho em evento da UFAL

O trabalho desenvolvido pelos alunos dos 4º anos na Mostra Científica Interdisciplinar, em 2017, foi selecionado para participar da 2ª edição da Experiment- AL, evento que acontece na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e tem como objetivo mediar o encontro da produção científica e tecnológica desenvolvida nas Escolas de Educação Básica, públicas e privadas, do Estado de Alagoas.

A pesquisa científica feita pelos alunos abordou o tema ‘Educação Financeira: investindo na formação integral do cidadão’, e contou com a contribuição das professoras regentes das turmas dos 4ºs anos do ano passado,  das professoras de Matemática Danielle Eliziario e Emanuelle Alinny, sob coordenação de Guirleide Turela. O tema foi explanado no artigo “Educação Financeira e Empreendedorismo com crianças do Ensino Fundamental I”, desenvolvido por Tacia Albuquerque, professora de Artes e Mestre em Educação.

Durante as pesquisas, as turmas tiveram como objetivo investigar as principais características sobre habilidades empreendedoras e inovação para um desempenho criativo no ambiente empresarial, visando sua simulação no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi uma pesquisa-ação, com cerca de 90 crianças, cujos dados foram levantados com simulações e diários de campo.

“Os resultados obtidos levaram à conclusão de que a promoção da iniciação científica, com foco na educação financeira e na educação empreendedora, traz benefícios imediatos às crianças, pois estas podem ser estimulados a ter ideias criativas, persistência, comprometimento e autoconfiança”, explica Tacia.

Ainda segundo Tácia, participar desses eventos é uma ótima oportunidade de troca de conhecimentos. É também muito gratificante expor os projetos pedagógicos desenvolvidos com os alunos no Espaço Educar, a partir de práticas que incentivam a inovação, o empreendedorismo e a iniciação científica.

Mostra Científica Interdisciplinar

O principal objetivo da Mostra Cientifica é introduzir as crianças no universo da iniciação científica, levando-os a observar, registrar e comprovar hipóteses, sem simplificar nem infantilizar a linguagem, respeitando as especificidades de cada faixa etária. Veja como foi a edição de 2017 (Mostra Científica Interdisciplinar).

A Feira

A Feira de Ciências da Educação Básica do Estado de Alagoas – Experiment-AL acontece durante a 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e  é uma realização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Saiba mais sobre a Experiment-AL.