Retomando a rotina escolar

É com imensa alegria e muita disposição que iniciamos nossas atividades pedagógicas do segundo semestre. Nossas crianças estão de volta, recheadas de novidades para compartilhar com os amigos e professores e com as baterias recarregadas.

Após algumas semanas de descanso é chegada a hora de retomarmos as atividades escolares e gostaríamos de dar algumas dicas importantes para que a rotina diária seja retomada trazendo benefícios para toda a família.

• Faça uma vistoria no material escolar: veja o que pode ser aproveitado do semestre passado e o que precisa ser reposto.
  • Converse com a criança sobre a volta às aulas: reforçar a importância da escola e relembrar quantas coisas legais acontecem lá é uma boa forma de animar a garotada.
  • Retome a rotina de dormir cedo: a criança que dorme bem chega na escola com disposição e seu rendimento é bem melhor.
  • Estimule a criança a ser organizada e cuidadosa com seu material: uma criança organizada tem um melhor desempenho na vida escolar.
  • Reforce com a criança a importância de respeitar os colegas e professores: estimular a criança a ter um bom convívio social é fundamental.
  • Seja pontual na chegada e na saída da escola: a criança depende do adulto para cumprir algumas regras, a pontualidade é uma delas. A criança ao chegar atrasada perde momentos importantes da aula.
  • Estimule a criança a fazer as tarefas de casa: esse é um ótimo momento de exercitar a autonomia e responsabilidade da criança. Mas não esqueça: eles podem fazer sozinhos, mas ainda precisam que você esteja atento ao cumprimento das mesmas. Ah, e tarefa de casa é para ser feita em casa, ok?
  • Mantenha contato com os professores da criança: a parceria da família com a escola é fundamental para que a criança se sinta cuidada e protegida. Além disso, esse contato permite que os pais fiquem sabendo como está a criança na escola e cria um vínculo de confiança com os professores.
  • Para finalizar, lembre que algumas crianças podem estranhar esse retorno e apresentar alguns comportamentos como, por exemplo, resistência para entrar na sala de aula. Isso é normal, mesmo para aqueles que já são maiores e para os que já são da escola há muito tempo. O importante é manter a calma, ter paciência e deixar claro para a criança que está tudo bem. Nossa equipe estará junto com você dando apoio nesse momento de retorno.

Então, sejam todos bem vindos para mais um semestre de alegria e muitas descobertas.

Adriana Pitta – Psicóloga – CRP 15/1131