Ensino Fundamental participa de Mostra Científica

Na semana de 27 a 31 de agosto os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental apresentaram aos familiares os resultados das pesquisas realizadas nas aulas dos projetos de Ciências, no último trimestre.

A Mostra Científica tem como objetivo construir projetos científicos interdisciplinares que estimulem o desejo de conhecer, criar, refletir, compartilhar, produzir e avaliar resultados, numa efetiva interação com o mundo e com cada temática abordada.

Cada série abordou um tema:

• 2º ano: A eficácia da utilização das plantas medicinais: uma história que começa nos tempos mais remotos.
  • 3º ano: O Sistema Solar.
  • 4º ano: O avanço da tecnologia: os impactos positivos do avanço tecnológico nos diferentes segmentos da sociedade
  • 5º ano: Os tipos de energia e suas transformações. Por que utilizar energias renováveis?

O tema-problema motivou um processo de investigação e de descobertas partindo do levantamento de hipóteses dos alunos, investigações e produções práticas. No decorrer do projeto o aluno se envolve diretamente em todos os processos, como um pesquisador: formula estratégias, desenvolve e avalia o tema, amplia e compreende os conhecimentos.

A Mostra Científica Interdisciplinar é um evento anual que vem se aprimorando desde sua origem na Escola Espaço Educar.  Atualmente busca envolver os professores de Ciências da Natureza com as demais áreas de conhecimento, para a elaboração de ações científicas.

O trabalho desenvolvido pelos alunos dos 4º anos na Mostra Científica Interdisciplinar, em 2017, foi selecionado para participar da 2ª edição da Experiment- AL, em julho desse ano. O evento que tem como objetivo mediar o encontro da produção científica e tecnológica desenvolvida nas Escolas de Educação Básica, públicas e privadas, do Estado de Alagoas. [Saiba mais AQUI).