Oficinas de Linguagem e Matemática para pais

Com o objetivo de instrumentalizar as famílias para intervir nas atividades de casa e estudos para as provas, a Escola Espaço Educar promoveu, nos dias 11,13 e 25 desse mês, as Oficinas de Linguagem e Matemática.

Na ocasião, os professores explicaram como as metodologias ativas – processo que insere o aluno como agente principal responsável pela sua aprendizagem – são aplicadas. Por meio de games e aplicativos demonstraram como funciona a aula híbrida e utilizaram jogos concretos para favorecer a compreensão do método de ensino-aprendizagem utilizado com os alunos.

Guirleide Turela, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, explica que a aprendizagem dos alunos é significativa, ou seja, tudo o que aprendem está relacionado a um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo.

“Em sala de aula as professoras abordam o conteúdo dos livros e módulos de diversas formas, seja em vídeo, jogos ou atividades no Clube do Aluno. Na oficina os pais conheceram essa nova maneira de aprender, mais dinâmica e atrativa, sempre relacionando o conteúdo com os acontecimentos que a sociedade está vivendo nos dias atuais”, enfatizou.

Para Eduardo Amorim, pai de alunas no Jardim I e no 3º ano, a oficina é uma oportunidade de aproximar os pais das metodologias atuais de ensino e favorecer a compreensão do que é ministrado em sala de aula.

“Minha motivação [para participar da Oficina] principal é me capacitar para auxiliar minha filha na execução das atividades e prepará-la para a prova. Gosto sempre de me manter atualizado dos métodos e ferramentas que a escola utiliza, pois além das minhas filhas em idade escolar, tenho um projeto de extensão na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) que trabalha com alunos de escola pública do Ensino Médio. Achei a oficina bastante didática e pude esclarecer diversas dúvidas de como proceder nas atividades e estudos em casa”, disse Eduardo.