Carnaval das Estações: frevo, maracatu e boi de Carnaval

Esse ano a escola Espaço Educar realizou a 2ª edição do ‘’Carnaval das Estações’. O objetivo é fazer referência aos blocos de rua e ao circuito, que se vê no carnaval onde os foliões percorrem os cortejos.

A festa contou com três atrações que ficaram fixas em diferentes espaços da escola, por onde as crianças circularam.

Na Estação do Frevo teve apresentação de passistas do grupo ‘’Pintando Frevo’’ e na Estação do Maracatu, integrantes do grupo de maracatu ‘’Baque Alagoano’’ exibiram a dança folclórica de origem afro-brasileira. Já na Estação Boi de Carnaval, teve o Boi Cobra Negra e sua orquestra.

A assessora de eventos da escola, Laís Lira, conta que o maior objetivo do evento, além da diversão, é proporcionar às crianças a oportunidade das crianças terem contato com o carnaval popular e as atrações genuinamente nordestinas e, principalmente, alagoanas, com a presença de grupos que façam referência às personalidades e expressões locais.

“É importante que eles tenham contato com essas manifestações culturais para que conheçam e valorizem o nosso carnaval, que é repleto de beleza e história, mas infelizmente não é tão reconhecido’’, disse Laís.

A decoração contou com elementos que representam o nosso carnaval como a sombrinha e o boi, além de pinturas que homenageiam alguns blocos e figuras carnavalescas populares em Alagoas.

Sobre as atrações

Maracatu Baque Alagoano

Baque Alagoano é um grupo percussivo que surgiu em Maceió no ano de 2007, com o interesse de fazer ressurgir o maracatu em Alagoas. Ao longo dos anos vem se firmando dentro do estado e difundido as nossas tradições por meio da execução de músicas tiradas dos folguedos locais, tendo como base o ritmo maracatu, porém sem deixar de inovar, criando novos batuques que ressaltam o nosso povo e a nossa história.

Pintando o Frevo

O projeto Pintando o Frevo tem como principal objetivo disseminar a cultura do frevo e trazer o passo e a música, originalmente pernambucanos, para Alagoas. O grupo já participou de diversos eventos musicais e culturais como o festival de verão de Maceió e a mostra alagoana de dança.

Boi Cobra Negra

O grupo Cobra Negra foi fundado em 1995 e visa promover a experiência cultural do folclore alagoano através da manifestação popular da dança do boi de Carnaval como estratégia de preservação da cultura popular, promovendo a socialização, oficinas e ensaios de percussão, proporcionado a visibilidade à capacidade criativa e realizadora dos jovens atendidos pelo grupo, exaltando a linguagem cultural do nosso folclore. A missão do grupo é levar arte, cultura e cidadania através das técnicas de percussão, dança e música.

Veja mais fotos AQUI