Semana Literária Educar traz tema “Naveg’ando por Histórias Alagoanas”

Esse ano, a Semana Literária Educar, que aconteceu entre os dias 8 e 12 de abril, homenageou a jornalista e escritora Claudia Lins. Como em todos os anos, o objetivo do evento é valorizar e estimular nas crianças o hábito da leitura.

Segundo Joelle Malta, mediadora de leitura do Programa Leitura Viva do Espaço Educar, o tema “Naveg’ando por Histórias Alagoanas” foi escolhido com o intuito de aproximar as crianças das obras literárias alagoanas: todos os livros apresentados na Semana Literária falavam sobre aspectos da cultura e folclore alagoano.

A programação da Semana Literária contou com circuito, contações de histórias, oficinas e feira de livros.

No Circuito Educar, montado no auditório, as crianças percorriam os corredores repletos de imagens e vídeos com informações e curiosidades sobre a vida e obras da autora Claudia Lins. Ao fim do percurso, a professora da turma escolhia e contava uma história da escritora para os alunos.

Alguns colaboradores da escola também participaram da Semana Literária, arrumando um tempinho entre suas atividades para ler para as crianças. Além dos professores e colaboradores, Thiago Sampaio, ator e diretor da Cia do Chapéu, participou do evento e fez a leitura de algumas obras para os alunos.

Outra atividade proposta durante a Semana Literária foi a oficina de materiais relacionados às obras da homenageada, Claudia Lins. Alguns desses materiais foram expostos em um mural na frente do auditório.

Encerrando a semana, nos dias 11 e 12, foi realizada a Feira de Livros. Na feira, as crianças tiveram a oportunidade de comprar livros de literatura infantil e infanto-juvenil.

A escritora Claudia Lins esteve presente nos dois dias de Feira e lançou seu mais novo livro ‘Amigos Bichos e Abraços’ (editora Mundo Leitura).

Sobre Claudia Lins

Claudia Lins nasceu no Rio de Janeiro, onde se formou em jornalismo. Depois de formada, veio para Alagoas, e em 2009 escreveu seu primeiro livro de literatura infantil. Em 2014 recebeu da FNLIJ o prêmio de Melhor Programa de Incentivo à Leitura do Brasil, pelo seu projeto “Eu Leio e Compartilho”. A escritora já possui mais de 14 obras, entre as quais Os três Porquinhos do Agreste, O Diário de Dandara Pelo Mundo, Lendas do Velho Chico e Dez Elefantinhos do Balacobaco.