Mostra cultural: espetáculo ‘Seja amor por onde for’

O espetáculo “Seja Amor Por Onde For” apresenta a história de Vó Ana e Laura, sua neta, que angustiada com as notícias de violência e a indiferença entre as pessoas, busca ajuda para encontrar uma forma de aproximar uns dos outros. Vó Ana, com toda sua sabedoria, conduzirá Laura ao encontro do que tanto procura através da contação de histórias. O que Laura ainda não sabe é que este o caminho a levará para dentro de si mesma.

Onde está o amor? Essa é a pergunta que move a personagem Laura, de 7 anos, a encontrar a solução para um mundo mais harmônico e feliz. Assim como muitos de nós que, ao nos depararmos com situações adversas, nos questionamos e admitimos que no mundo está faltando amor.

Histórias como a da “Brasinha” contada pela avó Ana, nos revelam que todos os seres do universo são portadores do amor, mas para que possamos iluminar nosso caminho e consequentemente os demais, precisamos cuidar para que nossa brasinha esteja radiante.

Feliz em saber que todos possuem amor, Laura não entende e questiona a avó: Se todos possuem amor, por que ainda vemos tantas desigualdades? Vó Ana conta então “A História dos Moradores da Ilha”, um povo muito feliz que tinha um jeito singular de transmitir amor. Eles viviam numa ilha isolada até que um certo dia, um barco atracou repleto de turistas. Ao verem o povo se comunicando de forma diferente, os turistas acharam muito estranho e resolveram conter os movimentos dos moradores para ensiná-los o jeito certo de amar. Sem contato com os demais, o povo da ilha esmorece e morre. Onde está o amor? Laura indaga.

Por fim, Vó Ana conta “A História das Irmãs Árvores” e aconselha Laura a seguir firme, mesmo diante das estações mais adversas, jamais esquecer suas raízes e crescer na direção da luz. Laura compreende que vivemos em ciclos e que tudo passa. Ciclos começam e se encerram, como deve ser.

Diante das lições aprendidas com as histórias, Laura sente-se satisfeita e demonstra toda sua gratidão à Vó Ana, que se despede de Laura na certeza que sua missão foi cumprida. Laura floresce de forma singela e declara amor a si e consequentemente ao mundo.

Por Tamylka Viana