11 de fevereiro: Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Há quatro anos, o dia 11 de fevereiro foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. O objetivo é celebrar as conquistas das mulheres na área e promover o acesso igualitário da participação de mulheres e meninas na ciência.

Segundo dados da ONU Mulheres, existem somente 28% de pesquisadoras e cientistas no mundo. Para que se chegue a números de igualdade de gênero na ciência, é preciso incentivar alunos e propor atividades e experiências científicas que estimulem o interesse e a curiosidade cientifica destes, possibilitando que eles definam problemas, levantem, analisem e representem resultados, comuniquem conclusões e proponham intervenções.

Aqui na Escola Espaço Educar, os alunos do Ensino Fundamental desenvolvem o letramento científico, que envolve a capacidade de compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), mas também de transformá-lo, com base nos conhecimentos teóricos e processuais da ciência, como propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

As propostas de leitura, experiências e atividades promovem situações investigativas onde os alunos se deparam com uma variedade de situações que envolvem conceitos e fazeres científicos.

A Mostra Científica que acontece no mês de agosto é uma demonstração do que as crianças vivenciam no dia a dia do Espaço Educar. Eventos científicos como o que ocorreu em 2018 durante a 2ª Feira de Ciências Experiment-AL, promovida pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, são também oportunidades valiosas de apresentar tais resultados. (leia mais: Espaço Educar conquista 1º lugar na Experiment-AL)

“O trabalho que fazemos é de inserir o aluno no mundo cientifico, estimular o ensino por investigação e preparar para a alfabetização cientifica. Favorecer o letramento científico desde a Educação Infantil é dar às crianças a oportunidade de entender o mundo e interpretar as ações e os fenômenos que observam e vivenciam no dia-a-dia. Também significa prepara-los para analisar as questões da contemporaneidade e se posicionar frente a elas”, explicou Conceição França, diretora pedagógica da Escola Espaço Educar.

Mulheres na Ciência

O site Mulheres na Ciência é um espaço para mulheres cientistas contarem suas histórias e discutirem sua posição no mundo científico do ponto de vista feminino.