Semana Literária aborda livros que falam sobre emoções e sentimentos

Texto por Luisa Gama

Inspirada na campanha anual “Permito-me sentir”, a Semana Literária de 2021 propõe atividades e contações de histórias que abordam temas sobre emoções e sentimentos.

Tão importante quanto ensinar sobre ciências e matemática, por exemplo, ajudar as crianças a identificar e lidar com sentimentos e emoções é fundamental para a educação emocional e o crescimento de qualquer indivíduo.

Ao trazer histórias que trabalham narrativas com essa temática, favorecemos que as crianças consigam, de maneira lúdica, reconhecer e nomear o que sentem.

Por meio da leitura, os alunos poderão se identificar com as situações que as histórias apresentam, sentindo-se mais confortáveis e seguros ao passar por ocasiões semelhantes.

As contações de histórias estão sendo feitas pela mediadora de leitura, Rayane Góes, pela bibliotecária, Thamara Morais, pelas professoras de arte, Maria e Tacia e por colaboradores voluntários.

Confira a sinopse dos livros trabalhados na Semana Literária:

O Livro dos Sentimentos

Traz situações que mostram as subidas e descidas dos sentimentos que todo mundo vive, além de brincar com o imaginário das crianças. Pode ser uma ótima opção para ler para os pequenos que, muitas vezes, não conseguem expressar o que sentem, mas conseguem apontar para as ilustrações, depois de ouvir a parte escrita.

O monstro das cores

É uma versão literária do filme ‘Divertidamente’. Assim como no longa-metragem, cada uma das emoções do livro também ganha um tom diferente ao ser representada. No começo da história, o personagem principal está embolado em diferentes cores e encontra-se imerso em um turbilhão de sentimentos. A ideia é que cada emoção seja colocada em seu respectivo lugar e que o personagem consiga reconhecer o que está sentindo.

A raiva

O livro mostra do que esse sentimento se alimenta, onde ele gosta de ficar, como ele cresce, de onde ele vem. Uma narrativa de autoconhecimento em que o leitor é levado a se identificar com aquilo que inevitavelmente vai tomar conta dele em algum momento.

Qual é A Cor Do Amor?

Esse é o questionamento feito pelo elefantinho cinzento. Curioso, o personagem pergunta para o avô, para a zebra e para todos os outros animais que encontrava pelo caminho. Mas tinha alguém para quem ele ainda não havia perguntado: para sua mãe, que, carinhosamente, respondeu que o amor está em todas as cores à nossa volta.