Espaço maker: entendendo o sistema digestório

Por que é tão importante nos alimentarmos? O que acontece com o alimento dentro do nosso corpo? Quais são os caminhos que os alimentos percorrem em nosso corpo? O que será que acontece com os alimentos nos diferentes órgãos pelos quais passam? Esses questionamentos foram feitos aos alunos dos 5ºs anos nas primeiras aulas sobre o Sistema Digestório, de Ciências da Natureza.

E, para ajudar os alunos a compreenderem como a bile – fluido que age no intestino na ingestão de gorduras – funciona, as professoras realizaram, junto com os alunos, uma experiência. Utilizaram 2 copos, 2 colheres de sopa, detergente líquido, água e óleo de cozinha.

Após o experimento, os alunos observaram que o detergente age como nosso suco biliar, separando o óleo em pedacinhos e facilitando a diluição na água. Confira algumas fotos: