A Escola Espaço Educar iniciou suas atividades em 10 de dezembro de 1996. Suas fundadoras compartilhavam o desejo de trazer para Maceió uma proposta inovadora em Educação Infantil e Ensino Fundamental, nas quatro primeiras séries, com bases conceituais sólidas, metodologia atual e currículo aberto às atualizações demandadas pelo desenvolvimento sociocultural.

A cultura organizacional existente na Espaço Educar, compartilhada por todos os educadores, é reconhecidamente admirável pela sua capacidade de refletir acerca do que se faz, permitindo assim avançar continuamente no desenvolvimento da sua missão, apoiada em valores necessários ao convívio, como diálogo, respeito e solidariedade.

 

Missão

Promover aprendizagem significativa para crianças, desenvolvendo produtos educacionais inovadores, aplicando metodologias modernas com afetividade e respeitando às singularidades.

 

Visão

Ser modelo de escola e centro de formação de professores no Brasil.

 

Valores

Afetividade: agir com empatia, cuidado, acolhimento, carinho e olhar humanizado nas relações com as pessoas, em todos os nossos processos educacionais e de gestão;

Respeito às singularidades: agir com coerência e equidade, utilizando ferramentas e metodologias acessíveis aos estágios de desenvolvimento e necessidades individuais das pessoas;

Desenvolvimento pessoal e profissional: oportunizar às pessoas experiências e vivências que gerem aprendizado para a carreira e para a vida;

Cooperação: participar ativamente de processos coletivos, partilhar conhecimentos e ajudar na execução de tarefas, gerando desenvolvimento para si e para os outros;

Espiritualidade: acreditar em um poder superior de onde emana sabedoria, força e energia, respeitando todas as crenças das pessoas, estimulando valores humanos, como paz, união e solidariedade;

Inovação: buscar constantemente a melhoria e a modernização de métodos, recursos, processos e tecnologias.

 

Proposta Pedagógica

Uma escola orientada e baseada em pressupostos construtivistas acredita e proporciona aos seus alunos a possibilidade de compreender porque as coisas acontecem e como acontecem. Desenvolve em seus alunos um caráter investigador, criativo e consciente. Amplia a capacidade de resolver problemas e de fazer uso de todo o potencial sem subestimar o conhecimento prévio  que faz parte de todo o sujeito, adquirido através de sua experiência social e que deve ser ponto de partida para uma aprendizagem sistemática mais elaborada, que é encontrada na escola.

Acreditamos que a aprendizagem não pode ser vista apenas como a transmissão ou a reprodução de conhecimentos. Deve valorizar a autonomia do aluno, o prazer e o desejo pelo conhecimento e a motivação intrínseca. E deve oportunizar a diversidade de formas de pensar sobre uma mesma questão, o que é considerado um fato de enriquecimento do conhecimento.

 

Equipe:

Direção Executiva: Sílvia Melo

Direção Financeira/Administrativa: Luciana Moura

Direção Pedagógica: Conceição França

 

Coordenação Pedagógica

Educação Infantil – Wylma Moraes

Ensino Fundamental – Guirleide Teles

Assistentes de Coordenação Pedagógica

Educação Infantil – Joana Célia

Ensino Fundamental – Emanuelle Alinny

 

Psicólogas:

Educação Infantil – Roberta Amêndola

Ensino Fundamental – Adriana Pitta

 

Orientadoras:

Minis e Maternais I – Carla Virgínia (manhã) e Wiviane Silva (tarde)

Maternais II ao Jardim II – Fernanda Fernandes (manhã) e Jaqueline Maiorano (tarde)

Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) – Milana Guedes (manhã) e Lívia Martins (tarde)

 

Coordenações de áreas e Outros Departamentos:

Educação Nutricional – Vanessa Freitas

Educação Física – Tereza Isabel

Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) – Orleane Lima

Centro de Produção Pedagógica (CPP) – Julyane Lima

Coordenação administrativa – Lívia Santana

Gerência de Tecnologia da Informação – Carlos Henrique da Silva

Núcleo de Produção Artística e Eventos: Laís Elenira

Psicopedagoga e Assessora Psicopedagoga – Walquíria Santos

Comunicação: Rebeca Lima