O que é trabalhar com projetos pedagógicos na Educação Infantil?

Projetos pedagógicos se constituem na forma de organização didática mais adequada às novas expectativas da sociedade atual. Eles permitem trabalhar com grande diversidade de conteúdos, de várias áreas, privilegiando o estabelecimento de relações e a comparação entre o conhecimento trazido pelas crianças, a partir de experiências pessoais, o de seus pares e o conhecimento formal, de competência da escola. São organizados em torno de algo que se deseja descobrir, uma questão a ser respondida, ou ainda, algo que se quer construir, resultando dele um produto final.

Como buscamos construir o conhecimento a partir destes projetos?

Cumprindo o desafio de romper com antigas metodologias, criando diferentes oportunidades de aprendizagem, temos baseado nossa prática numa linha de trabalho construtivista, onde por meio da pesquisa, observação e experimentação, as crianças podem testar suas próprias hipóteses tornando-se atuantes na construção de seus conhecimentos. Aos professores cabe a responsabilidade de propor problemas, criar situações que permitam às crianças descobrir novos aspectos do objeto estudado, estabelecendo relações entre elas e seus conhecimentos prévios.

Acreditamos que as crianças se sintam atraídas pelos conteúdos escolares quando estes motivam sua curiosidade e são significativos para elas. É o que acontece quando, por exemplo, podem comparar o modo de vida de uma civilização antiga com a sociedade atual. É importante lembrar que, a aprendizagem é ampliada à medida que os conteúdos não se limitam a uma única fonte de informação, mas revelam um universo de diferentes tipos de textos e tecnologias.

Serviços que oferecemos:

Maternais
Oferecemos serviço de orientação nutricional com o consumo de lanche e almoço, para as turmas dos Maternais que estudam no horário da manhã. Para as turmas matriculadas no turno da tarde, oferecemos lanche e jantar. Os alunos matriculados nas classes dos Minimaternais aos Maternais I, contam ainda com aulas de musicalização e de educação física, a partir dos Maternais II.

Jardins ao 1º ano
Os alunos contam com o serviço de orientação nutricional, tendo direito ao consumo diário de lanches. Crianças matriculadas nos Jardins também contam com o reforço de aulas de arte, projetos multimídia, inglês, além de musicalização e educação física, que complementam sua formação.