No Espaço Educar, a música faz parte do currículo de todos os alunos, do Minimaternal ao 5º ano. Somos uma das instituições pioneiras no estado de Alagoas na implantação de uma proposta de musicalização como disciplina curricular, desde 2001.  Em nossa escola, a música é apresentada às crianças como uma linguagem que comunica e traduz emoção, possibilitando inúmeras experiências de socialização e desenvolvimento cognitivo.

Na Educação Infantil, permitimos que a criança brinque com a música, retomando as brincadeiras folclóricas, o cancioneiro infantil brasileiro e trazendo arranjos diferentes para os delicados ouvidos. Nas classes do Minimaternal, a disciplina é ministrada por um professor especialista. A partir das demais séries, as crianças são estimuladas a interagir com a música por meio de atividades propostas para seus diferentes níveis de maturidade.

Além do repertório que contempla as músicas ricas dos grandes compositores brasileiros como Chico Buarque, Toquinho, Palavra Cantada, disponibilizamos a audição de compositores dos grandes eruditos como Choplin, Bach, Mozart, Vivaldi. Nessa faixa etária queremos trabalhar a movimentação corporal e o autoconhecimento das crianças. Essa experiência possibilita resultados fantásticos de desenvoltura corporal e da expressão de voz,além de contribuir efetivamente com a acuidade dos nossos alunos. Vale ressaltar que na etapa destinada a aquisição e aprimoramento de fala, já oferecemos a aquisição da escuta.

No Ensino Fundamental, ampliamos essa aquisição de conhecimento através de atividades muito mais dirigidas à percepção das nuances sonoras (timbres, alturas, intensidades e duração de sons). Nessa fase de aprendizagem, oferecemos aos alunos o conhecimento sobre a cultura musical brasileira e os períodos importantes da nossa história. Alguns projetos possibilitam às crianças vivenciarem os ritmos que estão presentes nas construções das músicas brasileiras e como elas foram incorporadas através das culturas indígena, europeia e africana.

Outros projetos, como compositores alagoanos e nordestinos, também são contemplados por nossa proposta pedagógica como importante conhecimento da cultura local. Essas vivências são realizadas a partir de interpretações, improvisações e composições em que os alunos participam de todo o processo, utilizando o corpo através da percussão de palmas, pés, gestos e criação de sonoridades. Os instrumentos de percussão são bastante utilizados em todo o processo, mas a voz é o instrumento utilizado com prioridade, pois é ela o nosso instrumento principal.

Os pedagogos musicais que fundamentam nosso trabalho são Edgar Willems, Keith Swanwick e Jackes Dalcroze.