Refletir sobre a nossa memória cultural. Esse é o objetivo do espetáculo MEMÓRIAS, resultado de um projeto interdisciplinar desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental a partir da campanha ‘Alagoanos que nos orgulham’, da Escola Espaço Educar.

Nise da Silveira, Graciliano Ramos, Hermeto Pascoal e tantos outros alagoanos, que com seu trabalho e sua arte contribuíram e contribuem para divulgar e fortalecer a cultura do nosso Estado serão homenageados no espetáculo dirigido por Linete Matias.

A obra de Graciliano Ramos, “A Terra dos Meninos Pelados”, serviu de inspiração para a construção do espetáculo. MEMÓRIAS traz no seu enredo um vilão, inspirado nas esculturas de madeira presentes na casa de Celso Brandão, na Ilha do Ferro. Durante o espetáculo, o personagem condutor encontra pelo caminho outros personagens como as Aranhas bordadeiras, da obra de Clarice Severiano, os dançadores de coco da Mestra Hilda, os pássaros do Chau do Pife, o barco museu de Maria Amélia, a Banda da Lua, personagem do Guerreiro Alagoano, que homenageia Mestra Virgínia, e outros personagens que o farão descobrir que a verdadeira memória está no coração e não se perde no tempo.

Numa viagem entre o real e o imaginário, o espetáculo elucida textos de Jorge de Lima e Paulo Gracindo, frases de Pontes de Miranda, citações de Aurélio Buarque de Holanda, a didática de Salete Bulhões, a plasticidade de Delson Uchoa, cenas com tratamentos cinematográficos de Cacá Diegues e Elinaldo Barros, o futebol da Marta, a perspicácia do para-atleta Yahansson Nascimento, a visão folclorista e antropológica de Arthur Ramos.

“Resgatar nossas raízes, histórias e personalidades, talvez apagadas pelo tempo, e fazer com que o trabalho desses alagoanos se perpetue entre nós, de forma poética. Ao mesmo tempo em que distintas ações dialogam e convergem em um corpo, em uma mente: a memória alagoana”,disse Linete Matias.