Promovendo hábitos alimentares saudáveis na escola

Um hábito alimentar saudável é essencial em todas as fases de nossa vida, mas em cada uma delas a alimentação tem uma importância diferente. Na infância, a alimentação é voltada para o crescimento dos ossos, pele, músculos e órgãos. Nessa fase, as crianças gastam energia brincando, pulando, aprendendo a ler e a escrever, praticando esportes, por isso é muito importante uma alimentação balanceada, pois os pequenos precisam de energia necessária para prática de todas essas atividades.

Pensando nisso, desde o início das nossas atividades, em 1996, a Escola Espaço Educar vem desenvolvendo o Programa de Educação Alimentar, que tem como objetivo principal estimular práticas alimentares saudáveis na infância, através do serviço de nutrição oferecido para as crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

Os cardápios dos lanches, que são oferecidos pela escola, são construídos para atender crianças nas diferentes faixas etárias, dando ênfase para o grupo das hortaliças e frutas, tão importantes para a manutenção da saúde.

“Sabemos que hábitos alimentares não saudáveis durante da infância podem conduzir a problemas nutricionais em curto prazo, tais como comprometimento do crescimento e do desenvolvimento na infância, bem como facilitar o aparecimento de doenças na fase adulta, como, por exemplo: colesterol alto, pressão alta, diabetes e doenças do coração”, esclareceu a nutricionista responsável, Vanessa Freitas (CRN 3.263).

Há, ainda, o cardápio que é planejado de modo a atender as especificações de cada criança com restrições alimentares causadas por alergias, dislipidemias ou obstipação intestinal. Assim, tanto em casa como na escola, é preciso garantir que essa criança possa contar com alimentos que não criem desconfortos e, ao mesmo tempo, garantam os nutrientes necessários, sendo, também, saborosos e atraentes.

Ao longo do ano letivo, são realizadas ações educativas com os alunos para estimular a formação de hábitos alimentares saudáveis, além de formar multiplicadores de informações sobre alimentação e nutrição. Por meio de jogos, teatros de fantoches, cartazes, brincadeiras, música e histórias infantis, as ações valorizam a interação e participação dos alunos a fim de se conseguir um processo educacional interativo e dinâmico.

Uma das ações mais esperadas pelos alunos é a preparação de receitas saudáveis, associadas ao projeto pedagógico desenvolvido em sala de aula. Além de aprenderem receitas que envolvam alimentos saudáveis, as crianças podem experimentar vários pratos que eles mesmos prepararam. Dessa forma, além de despertar o espírito de equipe nas crianças, ainda aguça sua curiosidade para provar alimentos novos.

Associado ao projeto ‘Peixes’, os alunos dos Maternais II preparam uma deliciosa receita de bolinho de sardinha. Durante o preparo, as professoras explicam a importância do consumo desse alimento para saúde.

Outra forma de despertar a atenção das crianças para uma alimentação saudável é durante as aulas de ciências, sobre a pirâmide alimentar. Utilizando a lousa eletrônica, os alunos do 3º ano compreendem melhor o assunto que está sendo trabalhado no Projeto O Extraordinário Corpo Humano.

A importância do bom exemplo

Toda a equipe pedagógica da escola participa de conversas, promovidas pela nutricionista Vanessa Freitas, na qual são orientadas sobre a forma adequada de ofertar e estimular a aceitação dos variados tipos de alimentos, servidos durante o lanche.

“Nos nossos encontros, alinhamos com as professoras sobre a aceitação e a oferta do lanche, sempre visando instruí-las e pensarmos juntas qual a melhor forma de oferecer os alimentos saudáveis”, disse Vanessa.

E os pais também têm um papel muito importante na influência alimentar das crianças. Ver o pai comer uma salada com prazer ou a mãe pegar frutas para levar de lanche para o trabalho são ações que terão muito mais efeito do que uma conversa sobre a importância da alimentação.

“Os pais precisam estimular esse processo também em casa. A importância do exemplo dos pais é total, quase 100% nesse processo”, explica a nutricionista.

Assim como os bons hábitos se reproduzem, os maus também, por isso os pais precisam tomar cuidado com costumes como comer demais, mastigar muito rápido ou comer assistindo a televisão ou mexendo no celular.

Esperamos que o trabalho de educação nutricional aqui iniciado seja abraçado pelas crianças e aceito pelos pais, pois o objetivo maior é, de fato, estimular a pratica alimentar saudável desde a infância para a vida.

“Durante as comemorações dos aniversariantes do mês, em sala de aula, são oferecidos sucos de fruta. A intenção não é proibir o consumo de refrigerantes, mas educar para que a criança, a partir do que aprende na escola faça a opção correta onde quer que esteja”, explica a nutricionista.

Em 2015 conquistamos o certificado por adotar procedimentos e práticas na manipulação de alimentos, exigidos pelo Programa Alimentos Seguros (PAS), que o Sebrae mantém em parceria com o Senai.

“Esse certificado vem reconhecer e dar credibilidade ao nosso serviço e confirma o compromisso com a segurança dos alimentos aqui preparados”, disse a nutricionista responsável Vanessa Freitas.