A Encantadora de Palavras Lenice Gomes

Ela viaja o Brasil revelando as mágicas possibilidades que o universo da literatura pode oferecer a educadores e estudantes. A pernambucana Lenice Gomes, autora de mais de 30 livros infanto-juvenis, publicados pelas mais importantes editoras do país, estará em Maceió promovendo oficinas e participando de encontros e rodas de conversa com professores e alunos.

Na noite desta terça-feira (05), às 18he30min, a escritora realizará uma oficina literária para professoras de nossa escola. No encontro marcado com as educadoras Espaço Educar, Lenice realizará a oficina: Contar Histórias na Sala de Aula.

Autora tem livros premiados pela FNLJ e Jabuti de Leitura

Mestre em Literatura, com vários livros que receberam o Selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro e Leitura (FNLJ), Lenice Gomes encanta milhares de leitores em todo país.

Entre seus livros mais conhecidos e premiados estão: Pererêêê Pororóóó, editora DCL, considerada obra do acervo básico – FNLIJ/2006, incluída no catálogo da Feira de Bolonha do mesmo ano, e escolhido pelo jornal Folha de São Paulo no ano passado, como livro infanto-juvenil que não pode faltar na biblioteca de todo educador ou criança.

Outro título da autora, o livro Brincando de Advinhas, publicado pela editora Paulinas, recebeu Menção Honrosa do Prêmio Jabuti 2004 , na categoria Ilustração de livro Infantil ou juvenil; além de ter sido classificado como Altamente Recomendável pela FNLIJ/2004 e está incluído no Plano Nacional do Livro Didático, PNLD/2005.

Oficinas reverenciam cultura popular e oralidade

Em Maceió a convite dos programas Cidadania e Justiça na Escola do Tribunal de Justiça de Alagoas e Esmal Cultural, da Escola Superior da Magistratura (Esmal), a autora pernambucana promete cumprir um ritual que repete em toda cidade por onde passa. Despertar as pessoas para a valorização de sua cultura e seus saberes. “Vamos mergulhar em vivências lúdicas e práticas envolvendo os participantes numa teia poética como caminhos da imaginação para as histórias que nos cercam, permitindo assim um encontro do educador com o seu tempo interior, no interior da sua sala”, explica a pesquisadora de cultura popular e contadora de histórias.

Nas “rodas de contação”, como a autora costuma chamar todos os momentos de bate-papo com educadores, são destacados aspectos como a importância do professor para a formação de leitores e para despertar nas crianças o gosto e o fascínio pela leitura. Lenice promete repetir o mesmo entusiasmo nas contações envolvendo estudantes. “Meu desejo é brincar com as palavras por meio de suas mais diversas manifestações: parlendas, adivinhas, trava-línguas, cantigas, histórias sem fim e brincadeiras que marcam esse encontro com as crianças numa celebração poética à língua que elege o narrador de histórias como guardião das palavras”, traduz.

Natural de Japi, no agreste pernambucano, professora de História e especialista em Literatura Infanto-Juvenil, Lenice atua como conselheira do Programa Conta Brasil em Pernambuco, e coordena uma companhia de Contadores de Histórias no Recife, chamada Cia das Palavras Andarilhas, organizadora do PROJETO NOITE DE HISTÓRIAS , que reúne contadores, escritores, atores e arte-educadores, uma quinta-feira por mês, no Teatro Joaquim Cardozo. O projeto foi criado para celebrar a arte de contar histórias. A escritora também participa junto com a produtora cultural Benita Pietro, debatedora do programa Sem Censura da TV Educativa, da coordenação do movimento Simpósio Nacional de Contadores de Histórias, evento realizado no circuito RJ e Minas Gerais. É representante da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEI – LIJ) em Pernambuco, e realiza cursos, palestras e encontros por todo Brasil.