Ler e Brincar

Durante  a programação do Abril Literário Espaço Educar diversas atividades de musicalização foram realizadas pelas turmas da Educação Infantil.

Sob o comando da professora Cristiane Sanches, as turmas dos Jardins I e II se divertiram nas oficinas de contação  de histórias que uniram brincadeiras de roda, cantigas e muita imaginação.

Para entrar no clima do maravilhoso universo da leitura, os alunos foram convidados a fazer uma viagem por cenas de histórias infantis. As crianças se divertiram enquanto brincavam de representar sonoramente trechos das histórias contadas por tia Cristiane Sanches, que aproveitou para conciliar os conteúdos ateriormente vistos pelas turmas nos projetos de musicalização aos recursos narrativos de cada trama. Sendo assim, cada projeto esteve representado durante as brincadeiras literárias.

As crianças do Jardim I da manhã participaram de brincadeiras com a história Bob no país das Verdurinhas, escrita por Simone Cavalcante. “Trabalhei com eles a importância dos alimentos e as cores vivas dos legumes e frutas”, conta a educadora musical Cristiane Sanches.

Utilizando fitas coloridas, movimento e expressão corporal, os alunos formaram imagens no chão, fizeram um pratinho e de lá retiraram os legumes da sopa.

“Foram momentos de muita imaginação e criatividade, assim substituindo a sonorização real do prato e da colher, conseguimos um resultado gratificante envolvendo a literatura e a música”, diz a educadora.

Ao contar a história Filho de peixe, peixinho não é, do autor Tiago Amaral, a educadora proveitou os conhecimentos vistos por alunos do Jardim I no projeto musical A Bicharia Canta.Um peixinho feito de material eva e conchinas do mar serviram para estimular a audição sonora. “As crianças imaginaram os sons do mar e do vento, também falamos sobre as diferenças que existem a nossa volta”, explicou Cris Sanches.

Colheres de pau ajudaram a compor sons e fazer a marcação ritmica sugerida pela história Marina Traquina, de Claudia Lins. “Foi muito interessante ver o envolvimento das turmas, a criação e improvisação musical das crianças”.
Alunos do Jardim I tarde e turmas do Jardim II, também participaram dos mesmos momentos divertidos e experimentaram atividades de relaxamento e expressao corporal.

VEJA FOTOS:

Leitura Musicada: Jardim I e Jardim II