Especial Lendas e Fábulas

Relembre os principais mitos e histórias da cultura popular nacional e internacional recontados por grandes autores
Fonte: Site NOVA ESCOLA
A dança do arco-íris
Lenda indígena recontada por João Anzanello Carrascoza, ilustrada por Renato Alarcão – Há muito e muito tempo, vivia sobre uma planície de nuvens uma tribo muito feliz

A lenda do preguiçoso
Lenda narrada pelo contador de histórias Giba Pedroza e ilustrada por Orlando – Diz que era uma vez um homem que era o mais preguiçoso que já se viu debaixo do céu e acima da terra. Ao nascer nem chorou… – Leia mais!

De bem com a vida
Fábula da escritora e jornalista Nye Ribeiro, com ilustração de Nina Moraes
Filó, a joaninha, acordou cedo.
– Que lindo dia! Vou aproveitar para visitar minha tia.
– Alô, tia Matilde. Posso ir aí hoje?
Leia Mais!

No tempo em que os bichos falavam
Fábula de Esopo recontada por Georgina Martins – Houve um tempo em que os bichos falavam, e eles falavam tanto que Esopo resolveu recolher e contar as histórias deles para todo mundo. Esopo era escravo de um rei da Grécia e divertia-se inventando uma moral para as histórias… Leia Mais!

O céu ameaça a Terra
Lenda contada por Betty Mindlin e ilustrada por Joana Lira – Meninos e meninas do povo ikolen-gavião, de Rondônia, sentam-se à noite ao redor da fogueira e olham o céu estrelado. Estão maravilhados, mas têm medo: um velho pajé acaba de contar como, antigamente, o céu quase esmagou a Terra.Leia Mais!

O nascimento do mundo
Lenda maori recontada  por Maria de la Luz, ilustrada por Kipper – No início só havia Kore, a energia, vagando na escuridão do espaço infinito. Então, veio a luz e surgiram Ranginui, o Pai Céu, e Papatuanuku, a Mãe Terra Leia mais!

Pégaso e Andrômeda, a princesa acorrentada
Lenda grega recontada por Walmir Cardoso – Diz a lenda que muito tempo atrás, num distante país do Oriente, havia um rei chamado Cefeu, casado com a linda rainha Cassiopéia. Tal era a fama de sua beleza, que as pessoas vinham em caravana dos lugares mais remotos apenas para contemplá-la… – Leia Mais!