Leitura Compartilhada

Por Claudia Lins*

Quem não se lembra da gostosa sensação de poder compartilhar histórias com alguém? De se imaginar sendo personagem de fábulas ou contos de aventura enquanto a voz envolvente  do contador  convidava a uma viagem por tramas fantásticas do mundo infantil?

Prazer que se descobre na primeira infância, a leitura compartilhada tem um importante papel na construção do leitor que a criança se tornará no futuro. Guiadas pelas mãos e vozes entusiasmadas das educadoras, no contato com pais e familiares dispostos a fazer do ato de ler um momento especial de partilha e convivência,  meninos e meninas são estimulados a construir seu próprio caminhar literário.

Apresentar o livro como um gostoso brinquedo, tornar a ida ao espaço da biblioteca uma experiência que se renova de modo criativo e dinâmico, são formas de ressignificar a leitura, mostrando paras as crianças o quanto o ato de ler pode estar presente em seu cotidiano de um jeito prazeroso e diverso.

Vamos a Biblioteca de carro!O convite feito pelas educadoras Valdice e Bárbara  empolgou as crianças do Maternal I, que pela primeira vez visitariam o espaço habitado pelos livros. Animados com seus caminhões de brinquedo, puxados por fios de barbante, partiram pelos corredores da escola, parando vez por outra para consertar uma roda que soltava no percurso, ou para desviar do engarrafamento criado na rampa de acesso ao prédio da biblioteca.

Chegando ao destino da viagem, estacionaram seus caminhões entre estantes de livros, na garagem improvisada pelas educadoras. Teve início neste momento a parte mais empolgante da aventura. As crianças viram as estantes enormes, com livros de cores e tamanhos diferentes, conheceram os potes de vidro que abrigam bichos e coisas estranhas, e até puderam ouvir o som do mar, colocando o ouvido nas conchas que moram na biblioteca. Ao final da visita guiada, escolheram nas cestas de livros espalhadas pelo chão, títulos que mais a agradassem. Folhearam, observando imagens e possibilidades de leitura.

Instantes depois, na roda de leitura, tia Val apresentou a dramatização do livro A galinha ruiva, história integrante do Projeto de Leitura Contando e Cantando, que todas as turmas do Maternal I vivenciam durante este bimestre. Dias antes, em sala de aula, a mesma turminha tinha brincado de ler com fantoches e palitoches, momento em que as educadoras fizeram o reconto das fábulas do projeto.

O reconto oral, o uso de  fantoches, dedoches, caixas-cenários, assim como a dramatização de algumas histórias pelas professoras transformando a sala em cenário dos livros, permite que as crianças participem como personagens e possam criar e recontar suas próprias histórias. Esses são alguns dos muitos recursos que a escola utiliza para tornar a leitura viva e é uma experiência que tende a reproduzir efeitos incríveis no imaginário infantil.

Não importa que estes leitores sejam tão pequenos, que não sejam alfabetizados, pois o que verdadeiramente conta na aquisição da leitura é possibilitar que eles descubram o prazer e o encantamento que todo livro pode conter. E essas são experiências que levarão para toda vida, guardadas como boas histórias, em suas melhores lembranças. Do tempo em que ler era uma gostosa brincadeira, pois podiam imaginar ser e viver o enredo que desejassem.

FOTOS: Nildo Sena – Maternal I B visita a Bilioteca

*Claudia Lins, a autora deste texto, é jornalista e escritora de livros infantis, antes de tudo alguém que acredita no poder transformador da leitura e no encantamento que os livros são capazes de despertar, a qualquer idade