Abraçando a Leitura Literária na Escola

Um encontro para falar de livros, histórias e as potencialidades da literatura no universo estudantil

Professora Claudia Pimentel em palestra para equipe Educar

Um gostoso bate-papo sobre livros, autores e projetos literários, deu o tom do encontro, que teve como palestrante a pesquisadora em salas de leitura, professora da Ufal e Doutora em Educação pela UFRJ, Claudia Pimentel. A formação, realizada no auditório Espaço Educar, reuniu mais de 80 pessoas, incluindo coordenadoras pedagógicas, equipe da Biblioteca, Musicalização, Artes e Comunicação Social.

Durante o encontro foram apresentados alguns princípios do trabalho com a leitura literária na escola, considerando os  pré-leitores, leitores iniciantes e a mediação dos leitores experientes; a biblioteca, a sala de aula e a comunidade leitora.

O significado da leitura e a comunidade leitora: o livro ilustrado, o horizonte de interpretação,  os modelos e as formas de circulação da leitura no espaço da escola, foram alguns dos temas abordados.

FÉRIAS COM BOAS HISTÓRIAS

As educadoras também tiveram a oportunidade de conhecer novos títulos, locar livros para leitura nas férias e conhecer algumas obras que serão utilizadas em projetos e rodas de leitura no ano de 2013.

Educadores puderam locar livros de diversos gêneros

O Cardápio Literário, ação para circulação de acervo, prevista no programa Leitura Viva Espaço Educar, selecionou títulos que foram colocados a disposição das educadoras e funcionários, com o objetivo de proporcionar dias de lazer com boas histórias.

Revista Emília

Para aprofundar as discussões a respeito do tema, as educadoras receberam apostilas contendo artigos da Revista Emília, site dedicado a publicação de resenhas, textos opinativos e críticas literárias.

Os textos selecionados foram escritos por pesquisadores, autores, mediadores de leitura e profissionais do mercado editorial.

VEJA outras FOTOS !