A alegre Vovó Guida

Diversão na certa com a Vovó Guida – Jardim II A

LAURA - CAPA
A turma do Jardim II A matutino, participou da contação da história: A alegre vovó Guida, obra de Tatiana Belinky. A animada contação marcou a estreia da mediadora Laura Santos no Projeto Era Uma Vez Outra Vez da Biblioteca Educar.

Que distraída esta vovó! Pôs o leite no sapato em vez de dar de beber ao gato. E na cabeça então? No lugar da peruca, só mesmo ela colocou uma tigela!

Você consegue imaginar uma avó assim? Pois ela existe e aprontou, num só dia, muita confusão. Neste livro, recheado com as saborosas rimas de Tatiana Belinky e com as divertidas ilustrações de Ana Terra.

Alunos do Jardim II lendo "A alegre vovó Guida ", de Tatiana Belinky, Editora do Brasil
Alunos do Jardim II lendo “A alegre vovó Guida “, de Tatiana Belinky, Editora do Brasil

Após a contação da história a mediação da leitura é feita dando às crianças a oportunidade de conhecer o livro e fazer suas próprias leituras de imagens a respeito da narrativa apresentada. Uma experiência que desperta sentidos, aguça a curiosidade e o encantamento dos alunos.

Muitos aproveitam estes momentos para tentar saber um pouco mais sobre quem ilustrou e escreveu a história. Foi o que aconteceu com o livro escrito por Belinky, que caiu no gosto da meninada, provocando sorrisos e comentários.

A contação feita por escolha da mediadora Laura Antunes, aconteceu na semana passada, alguns dias antes da morte da escritora, ocorrida no último fim de semana.

TATIANA BELINKY, a autora do livro escolhido para essa contação, escreveu 250 livros para crianças e adolescentes, que lhe renderam diversos prêmios educacionais. Tradutora de inúmeras obras, também colaborou como critica literária de importantes jornais brasileiros.

Considerada uma das principais escritoras de livros infantojuvenis do país, a autora morreu no último sábado (15), em São Paulo, aos 94 anos de idade.

Tatiana BelinkyEla nasceu em São Petersburgo, na Rússia, em 1919, e aos 10 anos mudou-se com a família para o Brasil, instalando-se em São Paulo. Na época, ela já falava três línguas: russo, alemão e letão.
Em 1948, começou a fazer teatro para crianças. Com o advento da televisão, o grupo teatral de Tatiana foi convidado a apresentar suas peças na “TV Tupi”, onde realizou espetáculos de tele-teatro ao vivo, com textos sempre baseados em livros, entre 1951 a 1964. Os roteiros eram escritos pela autora, a maioria adaptados da literatura nacional e internacional.

Mais tarde, Tatiana e seu marido adaptaram para a televisão o Sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato, com cerca de 350 capítulos, além de diversas minisséries criadas a paritr de romances famosos.

VEJA FOTOS do Jardim II na Biblioteca Educar!

Projeto Era Uma Vez Outra Vez – A Alegre Vovó Guida