Encontro com Margarida Botelho

14brincar_na_floresta

Crianças do 1º ano 5º ano participaram esta semana de oficinas literárias inspiradas na obra da escritora portuguesa Margarida Botelho, que no próximo dia 19 de agosto, estará visitando nossa escola. A autora será a convidada especial da Biblioteca Educar, onde receberá as turmas do Ensino Fundamental para momentos de contação de histórias e sessão de autógrafos.
Além de escrever e ilustrar livros para infância, Margarida Botelho é arte-educadora, formada em design pela universidade de Brighton, Inglaterra. Suas narrativas falam de sentimentos, valores humanos e apresentam o universo de crianças das mais diversas culturas do mundo.
Margarida BotelhoSobre a autora do livro

Margarida Botelho é formada em Arquitetura, mas desde sempre gostou de tintas, lápis de cor e folhas brancas para desenhar as palavras e as formas das histórias que inventava. É co-fundadora do grupo de Teatro para a Infância “Rabo de Palha”.

Já ganhou vários prémios Literários e participou em diversas exposições de Ilustração. Trabalha em Ilustração, Literatura Infantil e em projetos de Educação Artística. Colabora com diversos serviços educativos de bibliotecas e museus, entre os quais o Serviço Educativo do Centro de Arte Moderna e o Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian, instituição que se dedica à Educação, Ciência, Beneficiência e Artes.
Em 2005 publicou o seu primeiro livro Os Lugares de Maria (história e ilustração) das Paulinas Editora. Em 2006 publicou o livro A Casa da Árvore (história e ilustração) como edição de autor. Em 2007 frequentou na School of Visual Arts  em Nova Iorque um curso de “Criação de livros para a infância” e ilustrou o livro Os quatro comandantes da cama voadora de David Machado para a Editorial Presença.

Sobre as Oficinas Literárias na Biblioteca Educar:

1° e 2° ano – Yara-Iara – Os alunos foram apresentados a uma das meninas do livro, que conta a história de duas crianças que vivem em mundos diferentes. Yara da Amazônia, e Iara, uma menina que mora na Europa. Depois de conhecer parte da trama, os leitores foram estimulados a criar intervenções a partir de sua própria imagem. Cola, tecidos coloridos, papéis e fotos foram utilizadas para compor marcadores de páginas e palitoches personalizados.

VEJA FOTOS – Oficinas literárias 1ºs anos!

3º ano – Eva – As crianças produziram marcadores de páginas inspirados em Eva, que conta a história de duas meninas com o mesmo nome, mas que moram em lados diferentes do livro. A Eva apresentada aos 3ºs anos vive no continente africano, mora em Moçambique, lugar onde a autora Margarida Botelho também viveu durante um ano. Provando que a vida é mesmo a arte dos encontros, o livro narra situações que pontuam as diferenças, mas que não impedem o encontro das duas meninas em um lugar comum: a televisão.

3-anos

VEJA FOTOS – 3ºs anos em oficinas do livro EVA!

4º e 5º anos – Os Lugares de Maria – Nesta oficina as crianças tiveram oportunidade de compartilhar sonhos, sentimentos e desejos para o mundo. A dinâmica foi inspirada no livro que revisita a infância, os conflitos e relações familiares. Para propor uma viagem pelos sentimentos, a mediadora Laura Antunes se inspirou nas caixas da menina Maria e criou duas caixas mágicas: a caixa dos sonhos e planos para o futuro e  a caixa do esquecimento. Nelas as crianças puderam depositar desenhos, frases, pensamentos, transpondo para o universo imaginário tudo quanto desejam vivenciar ou esquecer.

VEJA FOTOS das oficinas dos 4ºs e 5º anos!