Dicas de Leitura para o Carnaval

Para quem vai ficar casa neste carnaval, ou mesmo para os que escolheram viajar, mas não abrem mão de uma boa leitura, selecionamos uma lista com dicas de boas histórias que as crianças curtirão muito!

Vale a pena conferir!

MARCELO, MARMELO, MARTELO, de Ruth Rocha

marcelo marmelo
O livro conta a história de Marcelo, um menino muito curioso e esperto que procura entender os significados das coisas e por que elas são como são. ( Editora: Salamandra)

PARA SABER VOAR, de Ana Terra (texto e ilustrações)
pra-saber-voar
No decorrer da narrativa, o leitor se depara com um solitário rinoceronte capaz de voar. A obra é um convite à fantasia e à sensibilidade. (Editora: Abacatte)

O PEQUENO PRÍNCIPE, de Antoine de Saint-Exupéry
o-pequeno-principe
O livro é um romance do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, publicado em 1943, nos Estados Unidos. O Pequeno Príncipe, que vivia em um planeta tão pequeno, onde só existia ele, uma rosa e seus vulcões, resolve viajar por outros planetas. Nessa grande aventura, o pequeno príncipe conhece pessoas diferentes e vive momentos nunca antes vividos. (Editora Agir)

UMA CHAPEUZINHO VERMELHO, de Marjolaine Leray

uma-chapeuzinho-vermelho-capa
A aparentemente frágil Chapeuzinho Vermelho estava caminhando tranquilamente quando um grande lobo surgiu em seu caminho. Com facilidade, ele agarrou a menina, colocou-a sobre uma mesa e anunciou que a devoraria. Mas não é que Chapeuzinho se mostraria absolutamente sagaz? Com breve diálogo impresso em letra cursiva e utilizando-se de traços que remetem a desenhos infantis, a escritora e ilustradora francesa revela uma versão leve e irreverente desse clássico sempre passível de novas interpretações. (Editora Companhia das Letrinhas)

COMO COMEÇA?, de Silvana Tavano e ilustrações de Elma

como-começa
Cada coisa tem um jeito de começar: as cócegas e as piadas provocam a risada; o bocejo avisa que o sono está chegando; a árvore começa embaixo da terra e o pintinho começa sendo ovo. Reflexões e observações singelas como estas, acompanhadas de ilustrações do mesmo estilo feitas por Elma, dão origem a um livro tão simples, quanto encantador. Vai provocar na criança questionamentos que já estão em sua cabeça, mas ela não sabe como perguntar. O livro ganhou recentemente o Prêmio de Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil (Callis Editora)
O MENINO MALUQUINHO, de Ziraldo
menino-maluquinho
Escrito em 1980 por Ziraldo, o livro apresenta as histórias e invenções de uma criança alegre, sapeca e “maluquinha”. (Editora Melhoramentos)

E O DENTE AINDA DOÍA, de Ana Terra(Textos e ilustrações)

e o dente ainda doia

Um jacaré parado, com cara de coitado, não parava de reclamar: que dor de dente! E vários animais apresentaram sugestões para curar seu mal. Dois coelhos ligeiros sugeriram que ele roesse uma cenoura, três corujas apostaram em cutucões com gravetos, quatro tatus o aconselharam a morder um pedregulho e cinco patinhos receitaram carinho… Mas será que aquelas dicas se revelariam eficientes? Ou haveria estratégias melhores? Ao acompanhar o dilema do jacaré, a criança se diverte e, de quebra, tem contato com os números de um a dez. Tanto o texto quanto as ilustrações (feitas com papel, tesoura e cola) são da talentosa gaúcha Ana Terra, que, em oito anos de carreira, já soma mais de 40 livros publicados.  ( Editora DCL)

A VERDADEIRA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO

Texto e arte de Agnese Baruzzi e Sandro Natalini

a-verdadeira-historia-de-chapeuzinho-vermelho-baruzzi-agnese-9788574121956img176
Cansado da má fama por ser sempre o vilão da história, Lobo Mau procura Chapeuzinho Vermelho e pede que ela lhe ensine a ser bom. A menina começa a ajudá-lo e, após os aconselhamentos, o lobo torna-se tão gentil e popular que ela é que passa a invejar o status dele. As abas e outros efeitos de Natalini, um mestre no design gráfico italiano, dão o tom do humor à história, cujo desfecho surpreende os pais. (Ed. Brinque-Book)

A BOLSA AMARELA, de Lygia Bojunga
a-bolsa-amarela-de-lygia-bojunga
A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga, conta a história de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades que ela esconde numa bolsa amarela – a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. (Editora Casa Lygia Bojunga)

DIÁRIO DE UM BANANA, de Jeff Kinney
diario-de-um-banana1
O livro conta a história de um herói improvável. Greg Heffley se vê mergulhado no ensino fundamental, onde fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos que são mais altos, mais malvados e já se barbeiam.

HARRY POTTER, de  J.K. Rowlling

harry-potter-e-a-pedra-filosofal
A saga do menino mágico Harry Potter conta com sete exemplares. O primeiro título, intitulado Harry Potter e a Pedra Filosofal, conta como o garoto Harry Potter foi adotado pelos tios, após a morte de seus pais. Aos 12 anos ele inicia-se na feitiçaria e torna-se um símbolo entre os sobrenaturais que habitam este mundo paralelo. (Editora Rocco)

Fontes: Livro para uma Cuca Bacana (Site Crescer), Guia da Semana (SP)