Converse com seu filho!

Você que é pai, mãe, tio, tia ou simplesmente convive com uma criança já deve ter percebido como é difícil iniciar uma conversa com os pequenos. Não é só pela diferença de gerações que as crianças não nos dão muita bola. A nossa incapacidade de dialogar com eles é exclusivamente nossa culpa.

Enquanto adultos, estamos acostumados a ter diálogos diretos com outros adultos e, dependendo da pergunta, um diálogo direto com uma criança nem sempre é bem recebido. Aquela simples pergunta “como foi na escola hoje?” que utilizamos praticamente como um protocolo social para demonstrar interesse em ouvir a criança sempre rende um quase inaudível “foi legal”. E como bons adultos que somos, sempre acreditamos que a criança é tímida ou tem dificuldade de se expressar, como se o problema estivesse na resposta e não na pergunta.

Lembro de ser criança e ouvir de diferentes pessoas as mesmas ladainhas, “nossa, como você cresceu”. Como se o fato de passarmos dois anos sem nos vermos fosse incapaz de mudar alguma coisa em um ser humano em pleno desenvolvimento físico.

(Imagem Internet)

Claro que estes dois exemplos são apenas 1 dentro mil. Hoje, eu enxergo crianças como verdadeiros mini-adultos em toda sua complexidade de sentimentos. Variam os assuntos, claro, mas o interesse por eles e a disposição para conversar sobre o que consideram importantes são as mesmas das nossas.

Se “foi legal” fosse algum reflexo de falta de personalidade da criança, elas não conversariam entre si, não é verdade? Então, senhores adultos, tratem de saber como despertar o verdadeiro diálogo com uma criança. Abaixo, segue uma lista criada como alternativa para a pergunta mais chata de todas: Como foi na escola hoje?

1. Qual foi a coisa mais legal* que aconteceu hoje na escola? (*bizarra, *chata, *barulhenta, *etc)

2. Conta aí uma coisa que fez você dar risada hoje.

3. Se você pudesse escolher, quem você colocava sentado ao seu lado? Por que? (ou jamais colocaria do seu lado?)

4. Qual é o lugar mais descolado da escola?

5. Qual foi a maior absurdíce que você ouviu alguém falando hoje? (sim, pode inventar umas palavras)

6. Se eu encontrasse com a sua professora no supermercado e perguntasse sobre você, o que será que ela ia dizer?

7. Você ajudou alguém hoje?

8. Se a gente fosse fazer um video dos Vingadores na sua classe, quem a gente colocava como o Hulk? (e vai mudando o personagem)

9. Me ensina alguma coisa que te ensinaram hoje? ( e vai dando de burrão, vai falando “como assim?”, “que demais! Me explica melhor vai”, essa sempre foi minha preferida. Acho que até hoje meu filho me acha o maior ignorante do mundo)

10. Qual foi a parte mais bacana do dia, que você ficou mais feliz?

11. Teve alguma hora que você virou uma gelatina de tanto tédio?

12. Se aparecesse um disco voador para sequestrar alguém, pra quem você apontava?

13. Com quem você gostaria de brincar no recreio mas nunca brincou?

14. Me conta uma coisa bem bem boa que aconteceu hoje.

15. Qual você acha que é a palavra preferida da sua professora? Uma que ela vive falando?

16. Se você ganhasse a escola de presente e virasse o dono de tudo, o que você faria?

17. E o que você ia cancelar do que tem hoje? tem alguma coisa?

18. Quem é a pessoa mais engraçada da sua classe? Me conta uma palhaçada que ela fez hoje.

19. Se você fosse convidado para ser o professor amanhã, durante o dia inteiro, o que você faria?

20. De todos os que estão lá dentro do seu estojo, quem é que trabalha mais? Por quê?

Fonte: http://www.repertoriocriativo.com.br