Pintura Histórica

Os alunos realizaram a apreciação da obra do pintor Victor Meirelles, etapa que antecede o estudo da pintura histórica, conteúdo das aulas de Arte em interdisciplinaridade com História e Geográfica

IMG_5293

Descobrindo o Brasil na Arte é o tema do projeto da disciplina de Arte, que a educadora Tácia Albuquerque trabalha com crianças do 3º ano do Ensino Fundamental.

“Iniciamos este projeto realizando a apreciação da obra A Primeira Missa no Brasil, estudaremos o período da pintura histórica e elementos de composição visual”, explica a educadora. Enquanto se preparam para a produção da releitura da obra em tela, as crianças são apresentadas a conteúdos artísticos do Brasil império cruzando conhecimentos vistos  nas aulas do projeto de História e Geografia,  Brasil: Descoberto ou Conqusitado?

O resultado das produções nas aulas de Arte irá compor uma mostra em exposição na escola, a partir do dia 22 de abril, data em que se comemora o descobrimento do Brasil.

Saiba mais sobre o pintor Victor Meirelles

Ele começou como aluno da Academia Imperial de Belas Artes. Especializou-se no gênero da pintura histórica, e ao ganhar o Prêmio de Viagem ao Exterior da Academia, passou vários anos em aperfeiçoamento na Europa. Lá pintou sua obra mais conhecida, A Primeira Missa no Brasil.

De volta ao Brasil, tornou-se um dos pintores preferidos de Dom Pedro II, inserindo-se no programa de mecenato do monarca e alinhando-se à sua proposta de renovação da imagem do Brasil através da criação de símbolos visuais de sua história.

Tornou-se admirado professor da Academia, formando uma geração de grandes pintores, e continuou seu trabalho pessoal realizando outras pinturas históricas importantes, como a Batalha dos Guararapes, a Moema e o Combate Naval do Riachuelo, bem como retratos e paisagens, onde se destacam o Retrato de Dom Pedro II e os seus três Panoramas.