Como melhorar a alimentação do meu filho?

A chamada fase pré-escolar é considerada crítica para crianças na faixa etária entre 4 a 6 anos, pois é o período em que ela apresenta comportamento alimentar imprevisível e variável. Se os pais não considerarem isso como transitório e agirem, incentivando a experimentação de novos alimentos, estabelecendo horários para as refeições e com outras atitudes, poderão apresentar distúrbios quando adultos. Confira a seguir quais cuidados você deve ter com relação à alimentação do seu filho e como incentivá-lo a comer bem.

IMG_9605

– Intervalo entre as refeições: é importante um intervalo de duas a três horas entre as refeições. Uma criança que não tem intervalos razoáveis entre as refeições, se adapta a inconstância de horário, não se alimentando bem no almoço nem no jantar. Quando uma criança recusa uma refeição, não se deve oferecer outro alimento no lugar, nem forçá-lo a aceitar. neste caso, o melhor é aguardar mais uma hora e oferecer novamente a refeição. Não compense a criança que come, nem ameace a criança que não come.

– Controlar a oferta de líquidos: durante as refeições, as bebidas precisam ser controladas, pois a criança troca facilmente a refeição por sucos ou refrigerantes.

– Observe as quantidades: coloque pouca comida no prato. O volume da refeição de uma criança de 1 a 6 anos deve ser adequado a sua pequena capacidade gástrica. O correto é colocar um pouco de cada preparação no prato. Se ao final da refeição houver um pedido de mais comida, é conveniente servir uma porção menor do que a primeira.

– A aparência ajuda: uma forma válida de estimular a ingestão de alimentos, é elaborar pratos diferentes com alimentos ainda não aceitos pela criança. Por exemplo, com batata é possível fazer bolinhos, tortas, ou batatas recheadas.

– O ambiente ajuda na refeição: as crianças precisam de tempo e de tranquilidade para fazer uma boa refeição. Apressá-las nunca traz bons resultados. Seja paciente e encoraje-o a comer tudo.

– O exemplo ainda é o maior aliado: os pais precisam dar exemplo de alimentação saudável. As crianças copiam os modelos alimentares dos pais e de pessoas que admiram. Se a família tem bons hábitos, a criança os incorporará com o passar do tempo.

Nutricionista Vanessa Freitas (CRN 3263)

*Fonte: Internet