Dia Nacional da Matemática

Texto:  Emanuelle Alinny Pontes, professora de matemática

No dia 06 de maio comemora-se o Dia Nacional da Matemática. A data foi escolhida para homenagear o matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan.

Em nossa escola, a Matemática sempre foi apresentada de forma lúdica, atrativa e divertida. Desde o maternal as crianças envolvem-se no universo dos números e das formas geométricas, percebendo, desde pequenas, que “a Matemática está em todo lugar!” Escala de cuisenaire, material dourado, ábaco, dados, baralhos, tangram, torre de Hanoi são alguns dos instrumentos utilizados pelas professoras e que facilitam a compreensão dessa disciplina instigante e ao mesmo tempo prazerosa.

No Ensino Fundamental, desde 2013, a disciplina de Matemática tem uma professora exclusiva, com formação inicial em Pedagogia, mas em formação continuada na área de Matemática.

dia-da-matematica2
Professoras de Matemática do Ensino Fundamental

Durante as aulas, as situações que levam a turma a discutir soluções e repensar estratégias para resolver algum tipo de problema favorecem para que todos avancem. Nosso objetivo é trabalhar sempre no desenvolvimento proximal da criança, buscando a conquista da autonomia. Há alguns anos, acreditava-se que realizar as quatro operações matemáticas era suficiente e que isso significava saber matemática. Hoje sabemos que o estudo dessa disciplina é bem mais amplo, exige compreensão e reflexão, habilidades e competências presentes na concepção de aprendizagem de todas as áreas do conhecimento.

dia-da-matematica

Ao construir estratégias pessoais de cálculo e ao decidir, em várias situações, pela mais eficaz, as crianças adquirem hábitos de reflexão sobre os cálculos e dispõem de meios permanentes de aproximação e controle sobre o que obtém, usando técnicas como o algoritmo (conta armada). Ao estimar resultados, ela consegue fazer a autocorreção: se a resposta fica muito distante da estimativa, algo está errado.

dia-da-matematica1

Outro eixo temático trabalhado é espaço e forma, onde trabalhamos a classificação e a seriação de diversas figuras, através da observação e construção de figuras geométricas, da planificação de sólidos geométricos, durante o trabalho com espelhos, por exemplo.

Veja algumas sugestões de sites para se divertir e pensar: