Inovação na sala de aula

A maioria das crianças tem fácil acesso a tablets, smartphones e a outros tipos de dispositivos móveis desde cedo, ainda em casa. Rapidamente aprendem a lidar com esses dispositivos, por isso, a utilização dessas ferramentas na sala de aula, como material de apoio aos estudos, pode auxiliar no processo de aprendizagem.

A Escola Espaço Educar baseia-se em pressupostos construtivistas, o que possibilita aprendizagens significativas e conectadas com a realidade dos alunos. As metodologias inovadoras sempre tiveram lugar privilegiado no planejamento e realização de nossas aulas. O uso de tablets em sala de aula apresenta-se como a mais nova proposta de inovação da nossa proposta pedagógica.

Nesse primeiro momento, apenas os alunos dos 2ºs anos estão fazendo uso dos tablets. A ideia é que até o final do ano os alunos do 1º ao 5º ano façam uso do material.

A utilização desse recurso tem o objetivo de proporcionar um maior auxílio ao processo de ensino aprendizagem. Na proposta pedagógica da escola, ele não é um substituto dos livros ou de outros materiais didáticos que a instituição utiliza, e sim um facilitador na construção de conhecimento. E, por isso, o projeto visa harmonizar o convívio desses recursos, de modo que um não se sobressaia em relação aos outros, uma vez que todos são didaticamente importantes.

Entre as possibilidades de uso dos tablets em sala de aula, temos a utilização de inúmeros aplicativos para o trabalho com conteúdos específicos: utilização de livro digital, lista de exercícios, laboratórios virtuais, simuladores, animações, filmes e jogos educativos.

Algumas potencialidades no uso do tablet na sala de aula

– Mobilidade: com o tablet é fácil organizar os alunos em grupos ou sentados em “roda”, no chão ou em espaços abertos, fora da sala de aula.

– Facilidade de realizar registros: anotações, gravações de voz, filmagens etc;

– Segurança: o controle de acesso aos aplicativos e a sites pré-selecionados é mais facilitado do que em um computador;

– Diversidade: muitos formatos que podem ser utilizados — vídeos, fotos, jogos, gráficos, músicas, ilustrações animadas, conteúdo em 3D, atividades lúdicas, despertando um maior interesse dos alunos e auxiliando na compreensão de temas mais complexos.