Educação nutricional: projeto Mão na massa

Sabemos da dificuldade que algumas crianças têm para comer legumes e verduras. A melhor maneira de implantar o gosto pela alimentação saudável é oferecer e expor esse tipo de comida o tempo todo e estimular o contato o quanto antes. Com o objetivo de estimular o consumo desses alimentos entre nossos alunos, a equipe de Nutrição do Espaço Educar promoveu, durante essa semana, uma aula diferente: convidou os aprendizes do Jardim II para prepararem uma receita de torta salgada.

No projeto, denominado ‘Mão na massa’, cada criança escolheu ingredientes a seu gosto e misturou junto a massa, feita anteriormente. Após o preparo, a torta foi servida na sala de aula.

“Esses alimentos fornecem vitaminas e sais minerais importantes para a criança. Possuem boa quantidade de fibras que regulam o intestino e colaboram para a prevenção de doenças. A escola, onde existe o fator socialização, acaba tendo um papel muito importante na construção de hábitos alimentares saudáveis, pois a criança vê os coleguinhas comendo e vai querer comer também.”, disse a nutricionista Vanessa Freitas.

A nutricionista destacou ainda que os pais e mães têm um importante papel nesse processo, pois são os primeiros modelos de comportamento do seu filho (a). Confira abaixo a receita da torta salgada:

Massa:

• 2 ovos
  • 1 xícara de leite
  • ½ xícara de óleo
  • 6 colheres de sopa (bem cheias) de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de sopa de queijo ralado (opcional)
  • Sal a gosto

Recheio:

• abobrinha
  • tomate
  • cebola
  • cenoura
  • espinafre
  • milho
  • queijo
  • frango desfiado

Modo de preparo:

• Corte os ingredientes do recheio em pedaços pequenos e reserve em recipientes;
  • Peça para a criança despejar os ingredientes da massa no liquidificador e bata tudo;
  • Despeje a massa na forma untada com manteiga e farinha (caso ela não seja de teflon);
  • Acrescente os ingredientes do recheio na massa e leve ao forno por 30 minutos. Está pronta para servir!