Desafio alimentação saudável

O esporte exige, além de disciplina e determinação, uma boa alimentação para que o atleta tenha um bom desempenho.  Uma alimentação saudável é baseada na ingestão de vários grupos alimentares que fornecerão nutrientes essenciais para realizações das atividades no nosso dia a dia, além das atividades físicas.

Com o objetivo de melhorar o cardápio alimentar dos alunos, que fazem parte da equipe de natação, a professora Thaísa Viana desafiou as crianças a experimentarem alguns alimentos.

O primeiro desafio foi a batata doce, carboidrato e excelente fonte de energia para os treinos. O segundo desafio foi o inhame e a macaxeira e, recentemente foi lançado o desafio das frutas. “No geral o desafio foi bem aceito. Alguns alunos relataram que não gostaram de alguns alimentos, mas aceitaram o desafio de, pelo menos, experimentar os nutrientes sugeridos”, relatou a professora.

Ainda segundo Thaísa, a ideia surgiu quando percebeu, durante os treinos, o desconforto, náusea e até mesmo a cefaleia de alguns alunos. Antes de lançar o desafio, a professora passou algumas orientações gerais para os alunos:

– Mastigar bem os alimentos;
– Ingerir água ao longo do dia;
– Realizar 5 a 6 refeições por dia;
– Evitar o excesso de alimentos industrializados como refrigerante, suco de caixinha, sopas de pacotinho, bolachas recheadas, salgadinhos;
– Estimular o consumo de alimentos naturais, integrais e orgânicos;
– Evitar e excesso de alimentos gordurosos como frituras e queijos amarelos;
– Aumentar o consumo de verduras e legumes;
– Aumentar e variar o consumo de frutas, crua ou em sucos e vitaminas;
– Dar preferência aos sucos naturais e feitos na hora (evitar os sucos de caixinha e processados);
– Diminuir o consumo de doces;
– Não realizar atividade física em jejum, sempre fazer um lanche pelo menos 30 minutos antes;
– Introduzir novos alimentos aos poucos.

A prática esportiva promove inúmeros benefícios, como a redução dos riscos de doenças, diminuição do estresse e do nível de ansiedade, melhora da coordenação motora, proteção dos ossos e das articulações, e manutenção de uma vida saudável.

Confira o vídeo dos alunos experimentando novos alimentos AQUI.