Aula de campo: visita a exposição ‘Jardim em Suspenso’

Na última sexta-feira (10) os alunos dos 1º anos visitaram a exposição “Jardim Em Suspenso”, da artista alagoana Karla Melanias, na Pinacoteca Universitária (Praça Sinimbu). Durante a aula de campo, as crianças puderam fruir arte, imaginar significados, perceber elementos, sentir emoções, cheirar a folhagem sertaneja, tocar em plumas e folhas e brincar com a luz e o som.

A artista Karla Melanias utiliza a técnica de escanografia para compor imagens, na qual coloca no scanner, por exemplo: insetos, folhas, flores, ou tudo aquilo que está ligado a natureza e o mundo ao seu redor. A partir daí vai desfrutando da sua imaginação e criatividade para incrementar a obra. A exposição é fruto de um trabalho de três anos realizado pela artista, e é resultado de uma pesquisa sobre o fim de alguns materiais presentes no nosso cotidiano.

“Todo conhecimento adquirido na visitação terá um enorme proveito dentro da sala de aula nesse semestre”, disse a professora de artes, Tácia Albuquerque. “Os alunos conhecerão no “Projeto Primórdios da Arte” sobre as manifestações artísticas desde o período primitivo até o Renascimento. Para isso, farão a leitura de obras artísticas em diversas linguagens como desenho, escultura, pintura, modelagem. Na exposição a relação da humanidade com a natureza foi bastante explorada, seja na utilização de matérias-primas para riscadores, suportes, pigmentos, texturas e tintas ou seja na sua observação e representação. As crianças se encantaram com o universo da arte em seu ambiente formal, se reconectando com a natureza, aprendendo sobre o respeito ao próximo e a percepção de que embora haja o ciclo natural da vida alguns elementos permanecem vivos na obra da artista por meio da magia da arte”, complementou a professora.

No final, cada aluno recebeu uma semente de algodão, que será plantada por eles nas aulas de Artes. Para que possam explorar todo o processo de crescimento a partir da germinação e assim esteja conectados a natureza.