Conheça o projeto ‘Medite neste Espaço’

Estudos mostram que a meditação traz inúmeros benefícios a quem a pratica. A meditação reduz o nível de estresse, melhora a concentração e a criatividade, traz paz interior, desenvolve a compaixão pelos outros, a empatia e uma maior compreensão emocional, constrói novas conexões neurais no cérebro, além de fortalecer o sistema imunológico. Dalai Lama diz que se ensinarmos a meditação a cada criança de oito anos, eliminaremos a violência em apenas uma geração. Nos últimos anos, algumas escolas brasileiras passaram a usar a meditação com a comunidade escolar e usufruir de seus benefícios. Essas escolas que aderiram à meditação como uma prática frequente, perceberam que as crianças e adolescentes mostraram-se mais calmos, concentrados e com melhor interação entre eles.

A psicobióloga Elisa Kozasa, do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein, afirma que o cérebro de pessoas que meditam recruta menos áreas cerebrais para realizar uma determinada tarefa, como se fizesse uma maior ‘economia’, o que se traduz em mais foco e concentração. A pesquisadora afirma ainda que em alguns estudos, foram encontradas mudanças na estrutura cerebral dos praticantes de meditação, como o córtex cerebral mais espesso, em algumas regiões do cérebro.

Sara Lazar, neurocientista do Hospital Geral de Massachusetts e da Escola de Medicina de Harvard, também concluiu com seus estudos, que a meditação provoca alterações no cérebro. Segundo ela, a amigdala (parte do cérebro responsável pelo instinto de ataque ou fuga, e que é importante nos aspectos da ansiedade, medo e estresse em geral) ficou menor no grupo que participou do programa de oito semanas de atenção plena com foco na redução de estresse.

Diante desses fatos e pensando nas questões de indisciplina, inquietação em sala de aula, conflitos entre os amigos (de sala e de trabalho), queixas de falta de concentração e dificuldades pedagógicas que lidamos diariamente em nossa escola, acreditamos que a meditação pode ser um importante instrumento de trabalho com os alunos e colaboradores visando proporcionar os benefícios da harmonização e bem estar físico e mental.

Objetivos:
• Estimular a prática diária da meditação;
• Desenvolver a cultura da Não Violência na comunidade escolar;
• Estimular o cuidado com a saúde mental.

Com os alunos:
Inicialmente, iremos trabalhar com uma turma das seguintes séries: Jd II, 1º e 5ºanos. Durante a meditação a professora estará presente, pois a ideia é que ela passe a usar a meditação com os alunos de forma sistematizada, ou seja, faça parte da rotina da turma.
Aos poucos vamos levando para as demais turmas a prática da meditação de forma sistemática.

Com os colaboradores:
A proposta é que tenhamos encontros uma vez por semana (quintas-feiras),com duração de meia hora (12:30h às 13h), em uma sala de aula. Iremos, também, estimular os colaboradores a praticarem a meditação em casa, o que, com certeza, irá potencializar os benefícios da mesma.
Será aberto para todos os colaboradores da escola, sem a necessidade de inscrição.

Observação:
A prática da meditação na escola não terá um direcionamento para nenhuma religião específica.