Conhecendo a pirâmide alimentar

O hábito alimentar saudável é essencial em todas as fases de nossa vida, mas em cada uma delas a alimentação tem uma importância diferente. Já nos primeiros anos de vida, garante o crescimento adequado, previne doenças crônicas, além de ser importante para realização de atividades essenciais e para o desenvolvimento da criança como um todo.

Os alunos dos 3º anos participaram de uma palestra sobre a pirâmide alimentar com a nutricionista, Vanessa Freitas, que explicou a importância de uma dieta composta por todos os nutrientes, carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais. Além desses nutrientes, outras substâncias, como as fibras, também são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Num segundo momento, os alunos construíram uma pirâmide alimentar com embalagens de alimentos trazidas de casa. Durante a atividade, as crianças observaram a distribuição dos alimentos de acordo com os grupos alimentares (alimentos reguladores, energéticos e construtores) estudados no projeto “O extraordinário corpo humano”.

Veja algumas fotos das atividades: