Dia do Índio

Em comemoração ao Dia do Índio, a escola Espaço Educar recebeu, para uma apresentação cultural e um bate-papo, o grupo Dzubucua, da tribo Kariri Xoco, residente no município de Porto real do Colégio (AL). O momento teve como objetivo não  só celebrar a data, mas também transmitir às novas gerações a importância da contribuição cultural dos índios na formação da sociedade brasileira.

Os alunos ficaram surpresos com as pinturas corporais, com as vestimentas dos índios e ao ver que eles usam celulares. Numa conversa descontraída, o cacique do grupo, Yachykoran, explicou que, por questão de necessidade, eles se adaptaram à tecnologia e destacou a importância de manter viva a cultura indígena.

Os alunos aprenderam, ainda, alguns nomes de animais na língua falada pelos índios, conheceram instrumentos musicais, como o maraca, o toré e o chocalho. Observaram as pinturas no corpo dos índios e descobriram que elas servem como amuletos e proteção, e que os significados de algumas pinturas não podem ser revelados, pois faz parte da cultura das tribos.

No final todos os alunos puderam participar da “Dança do Segredo” cantando e dançando em uma roda junto com o grupo indígena.