Semana Educar de Leitura: Pais contadores

Sabemos que as crianças seguem o exemplo dos pais. E quando o assunto é leitura não é diferente. Crianças cujos pais lêem e mostram interesse pela literatura têm muito mais chance de se interessarem por ela. Se pais e mães gostam de ler e se estão sempre com um livro na mão, a criança também vai querer fazer isso.

Visitar livrarias, frequentar rodas de leitura, eventos literários e centros culturais também são maneiras incentivar o prazer pela leitura, pois despertam a curiosidade e incentivam a intimidade da criança com os livros.

Assim como os pais, a escola também tem papel fundamental no incentivo à leitura. Durante essa semana alguns pais e mães, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, participaram da ação Pais contadores, do Programa Leitura Viva, narrando histórias na turma dos seus filhos. Um momento para promover a leitura e de aproximação e interação entre pais e alunos.

“Foi incrível perceber o brilho nos olhos das crianças enquanto estive contando, ou melhor, encenando a história. Elas escutaram, participaram e vibraram a cada momento! Acredito que a contação de história não pode ser feita de forma monótona. Se usarmos a criatividade para fazer com amor e de forma animada e divertida, envolve, emociona, fica gravada na memória e no coração dos nossos pequenos. Num livro, a criança descobre um mundo e pode ser uma maravilhosa maneira de trabalhar a sensibilidade e ainda ajudará no vocabulário e na escrita. Nós pais, precisamos nos dedicar a cada dia a essa linda tarefa de incentivo à leitura, e assim despertaremos a paixão pelos livros. Parabéns Espaço Educar por mais essa iniciativa!”, descreveu Roseane Guimarães, mãe de Lucas (Jardim I) e Maria (3º ano).

Confira algumas fotos: